Pronunciamento

Fernando Coruja - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/08/2017
DEPUTADO FERNANDO CORUJA (Orador) - Reporta-se à nota divulgada pela secretaria de estado da Fazenda, admitindo a grave situação financeira o estado catarinense, após reunião com todo o colegiado estadual, sem a presença do governador Raimundo Colombo. Sobre o referido assunto, destaca a nota do jornalista Moacir Pereira, ratificando o dramático cenário das contas públicas de Santa Catarina.
Diante de tal situação, ressalta que o governador pretende adotar alguns procedimentos, referindo-se à edição de uma medida provisória no valor de R$ 100 milhões do SC-Saúde para reduzir a alíquota de contribuição; retirar dinheiro do porto de São Francisco e vender a participação no BRDE.
Faz duras críticas ao modelo político-financeiro do Brasil que transfere recursos dos tributos, dos impostos fundamentalmente aos investidores, à iniciativa privada, prejudicando a saúde, a educação e a segurança pública.
Posiciona-se a favor de um debate com a sociedade em geral a respeito do modelo econômico brasileiro que faz transferência de recursos, muitas vezes, causado por administrador incompetente, destruindo a economia de um país e difícil recuperação. [Taquígrafa: Elzamar]