Pronunciamento

Antônio Aguiar - 085ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/09/2017
DEPUTADO ANTÔNIO AGUIAR (Orador) - Parabeniza o deputado Serafim Venzon por trazer tema relativo aos acidentes de trânsito, que estão ceifando vidas e interrompendo o sonho de muitas famílias. Entende que só a prevenção pode impedir o aumento do número de casos, e ela deve começar com os jovens, nas escolas, alertando quanto aos males do consumo de drogas e álcool, ainda mais com a condução de veículos, e também o uso indevido do celular.
Comenta que, nas emergências dos hospitais, a maioria dos atendimentos é para pessoas que se acidentaram no trânsito, e levando-se em consideração o aumento da população e do número de veículos, é urgente que se faça um planejamento para a futura demanda, e ações que venham a diminuir estes números. Argumenta, também, que os atendimentos deveriam acontecer fora da ilha, para evitar o gargalo das pontes, ressaltando que a Grande Florianópolis gasta 70% do orçamento da Saúde do estado. Destaca que é preciso mudar esta situação, esclarecendo que o município deve arcar com os procedimentos de pequena e média complexidade, pois hoje a verba do SUS não consegue atender todos os catarinenses.
Registra que no mês de outubro será implantada a lei que dá transparência às filas de espera para consultas, exames e cirurgias, proporcionando maior transparência e dando aos pacientes a possibilidade de saber a data do seu atendimento.

Deputado Natalino Lázare (Aparteante) - Cumprimenta pelo tema pertinente, e considera que seria importante que os atendimentos fossem feitos também no interior, evitando assim a ambulancioterapia. [Taquígrafa: Sara]