Pronunciamento

Ana Paula Lima - 114ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/11/2017
DEPUTADA ANA PAULA LIMA (Oradora) - Comenta sobre o projeto de lei que apresentou na Casa, juntamente com o então deputado Jailson Lima da Silva, que proibia a industrialização e comercialização do amianto no estado de Santa Catarina, tendo em vista o prejuízo à saúde das pessoas expostas ao produto. Explica que os trabalhadores correm maior risco de contrair câncer de pulmão, mas aqueles que usam telhas e caixas d'água também podem ter a sua saúde afetada.
Salienta que o Brasil é um dos 60 países que proíbem o uso do amianto, pois pesquisas comprovaram os danos que pode causar à saúde da população, destacando que em Santa Catarina a lei foi sancionada pelo governador Raimundo Colombo, e o estado foi um dos oito a proibir o seu uso no Brasil. Relata que, após muito debate em nível nacional, o Supremo Tribunal Federal decidiu proibir o uso do amianto, e considera tal fato uma excelente notícia.

Deputado Cesar Valduga (Aparteante)- Parabeniza a deputada pela iniciativa, reforçando que é muito preocupante a utilização deste produto, e fala da importância da conscientização da população para os riscos. Também lamenta a existência de mão de obra nesta indústria em semelhança com o trabalho escravo.

Deputado Roberto Salum (Aparteante) - Cumprimenta a deputada pela iniciativa, enaltecendo a importância desse debate, trazendo temas de importância para o povo. Outrossim, adverte que, ao substituir o material em suas residências, algumas pessoas estão usando outro material mais barato, mas com grande poder de combustão. Alerta sobre a importância de um estudo sobre este novo material, igualmente danoso à segurança da população. [Taquígrafa: Sara]