Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 045ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/05/2023
DEPUTADO RODRIGO MINOTTO (Orador) - Traz o tema sobre o racismo sofrido pelo jogador Vinicius Junior na Espanha, e repudia o ocorrido contra aquele que é um dos melhores jogadores de futebol da atualidade. Reforça que não tolerará o racismo nem aqui e nem fora do Brasil. Defende que todo atleta possa exercer o seu esporte sem sofrer injurias e ataques raciais.
Discorre sobre o emocional que o atleta deve ter ao ouvir uma torcida inteira aos gritos o ofendendo simplesmente pela cor de sua pele. Diz que o estádio de futebol deve ser um local de torcedores e não de pessoas criminosas, destaca que o campeonato espanhol é visto no mundo como um dos mais racistas.
Lembra que o atleta Vinicius Junior recebeu apoio de várias classes artísticas e esportiva do mundo todo. Cita que o Brasil é o país mais negro fora do continente africano com cerca de 56% declarando-se negra.
Faz pedido de urgência a Casa legislativa para se debater e promover ações antirracistas, desconstruindo o racismo estrutural, e considera que é uma tarefa de todos.
Deputado Lunelli (Aparteante) - Diz que sempre aprendeu que a cor do sangue é igual em todas as raças e classes sociais. Afirma que é vergonhoso estar no século XXI e ter discussões como estas. Parabeniza a fala do Deputado e se coloca à disposição para juntos combater o racismo. [Taquigrafia: Guilherme]