Pronunciamento

Leonel Pavan - 064ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/08/2015
O SR. DEPUTADO LEONEL PAVAN - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, público que acompanha esta sessão, nestes últimos dias, ocorreram várias reuniões que envolveram as lideranças do PSDB estadual e nacional. Em todas as reuniões foi discutido o momento político que vive o país, a desconfiança da população quanto à classe política. E também passamos a discutir qual a alternativa, a saída para resgatarmos a credibilidade pública, principalmente perante aqueles que estão hoje olhando a classe política com certa desconfiança.
É claro que tudo isso surgiu, deputado Serafim Venzon, pelo momento político que o país passa e os debates que houve entre as lideranças do nosso partido em Santa Catarina e as lideranças nacionais. Estivemos em Brasília, numa conversa muito franca e ampla com o líder do PSDB no Senado federal e na Câmara federal, com o presidenciável Aécio Neves, com o senador José Serra e outras lideranças que têm uma grande importância nas grandes discussões e nos rumos que deveremos tomar.
Acompanhando essa discussão estavam presentes, o deputado Dr. Vicente Caropreso, o presidente do PSDB, deputado Marcos Vieira; o nosso líder na Assembleia Legislativa, deputado Serafim Venzon; bem como também os senadores, Dalírio Beber e Paulo Bauer. E faziam uma análise, o presidente nacional e, especialmente, José Serra, de que se nós não tomarmos uma posição mais firme, se nós não encamparmos, se nós não formos os líderes de um movimento para que possamos resgatar a credibilidade e mostrar um projeto para colocar o Brasil, novamente, nos trilhos, certamente, a população irá nos cobrar. O que diz a população? Que a Oposição é fraca. Que a Oposição não assume as rédeas. Que a oposição está deixando passar despercebido tudo o que está acontecendo. Não é verdade! A Oposição tem tomado posições duras e claras, posições que podem até orientar o governo o caminho a seguir para que, realmente, resgatarmos a credibilidade.
A Oposição tem feito o seu papel, conforme nós temos seguidamente conversado, mas quando o debate é público a mídia diz que estamos trocando farpas, acusações. Não, a Oposição não está trocando farpas nem acusações, estamos acompanhando um processo todo que vem sendo esclarecido pelo judiciário brasileiro, ou seja, pela Polícia Federal, pela Justiça Federal, pelo Tribunal de Contas da União, que também estão levantando assuntos que de repente virão à tona e serão amplamente debatidos pelo Supremo Tribunal Federal, Ministério Público e pelo próprio Congresso.
E esses temas que estão sendo levantados são fundamentais, primeiramente para passarmos o Brasil a limpo; em segundo lugar, para começar a recuperar a credibilidade da opinião pública, passar a fazer com que os órgãos públicos possam mostrar realmente porque estão instalados. O momento é delicado, faz com que toda a classe política, seja da Oposição ou da Situação, muitas vezes, acabem sendo acusadas e criando certa desconfiança na opinião popular.
José Serra esteve presente na segunda-feira aqui em Florianópolis e falou dos seus projetos, inclusive um deles é fundamental para recuperar a nossa grande estatal, a nossa companhia que orgulha a nossa pátria, o nosso Brasil, que é a nossa Petrobras, que atualmente vem sendo manchada, prejudicada, enfraquecida pelos desmandos que ocorreram e pelos desvios enormes levantados por CPIs e pela própria Justiça.
E o senador José Serra fala de algumas modificações de um projeto que fará com que a Petrobras possa resgatar toda a sua credibilidade e levantar toda sua economia. Esse projeto está conosco, é importante, e nós iremos, no futuro, dar conhecimento à população. É um projeto que precisa de aprovação do Congresso Nacional, não será fácil passar um projeto dessa natureza, mas segundo o referido senador, se esse projeto for aprovado, dará segurança maior e levantará novamente a autoestima dessa importante instituição brasileira.
Também quero aqui reafirmar que a classe política precisa tomar posição, independentemente de onde está, do estado que for, do município que for e, principalmente, do governo federal. Nós acabamos, de repente, sendo todos tomados de surpresa pelas notícias e acontecimentos ruins que ocorreram e tudo isso acaba recaindo na política. E nem todos, felizmente, estão nesse processo que está sendo altamente comentado negativamente com a população brasileira.
Mas o envolvimento de alguns da classe empresarial, que muitas vezes alguns se colocam como os detentores da lisura, de toda uma honra e que muitas vezes nós a levamos como sendo verdadeiros, muitos desses que nós confiávamos acabaram entrando no processo judicial e alguns deles estão presos e estes não são da classe política. Na verdade, a Justiça que está atuando não está vendo se é político ou empresário, se tem poder ou não, agora está olhando se cometeu ou não os crimes e, certamente, eles irão pagar por isso.
Assim, fica aqui esse meu pronunciamento lamentando que, às vezes, todos sejam jogados na vala comum em função de alguns desvios de algumas pessoas, sejam políticas ou empresários, e que certamente esses que cometem os desvios terão que pagar e, claro, cumprir rigorosamente a lei e pagar na Justiça.
Portanto, esse é o meu registro e também iria falar sobre o ITV, mas não chegou a tempo de eu fazer e ler o projeto de José Serra sobre a Petrobras. Nesse pronunciamento quero chamar a atenção para uma posição, seguir um caminho mais tranquilo, atendendo às necessidades populares, porque há uma descrença muito grande na sociedade em relação ao político e nós precisamos recuperar.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)