Pronunciamento

VOLNEI WEBER - 001ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/02/2019
DEPUTADO VOLNEI WEBER (Orador) - Registra a grave situação que está acontecendo no sul do estado, com os desmoronamentos causados por enxurradas na região de Grão Pará e Urubici, e a interdição da Serra do Rio do Rastro, além da Serra do Corvo Branco, que também apresentou problemas.
Salienta que a Serra do Rio do Rastro é uma marca catarinense, tão conhecida como a Ponte Hercílio Luz, muito importante para o turismo e como ligação entre duas regiões. Lamenta a falta de manutenção da citada rodovia, mas considera importante a interdição, evitando catástrofes como outras que já aconteceram no Brasil, apesar do prejuízo momentâneo à população quanto aos seus deslocamentos.
Comenta que o sul do estado está isolado do Planalto Serrano, e quem deseja fazer tal acesso tem o seu trajeto aumentado em muitos quilômetros. Menciona que, na presente data, se reunirá com o Deinfra na busca de ações políticas em favor da recuperação das estradas citadas, garantindo assim segurança total para os seus usuários.
Conclama os parlamentares a trabalharem em prol da qualidade das estradas catarinenses e, neste sentido, está encaminhando requerimento à Casa para formação da Frente Parlamentar para acompanhamento dos trabalhos e luta na implantação de infraestrutura das estradas da Serra do Rio do Rastro, Serra do Corvo Branco e Serra da Rocinha.

Deputado João Amin (Aparteante) - Considera importante o relato feito pelo deputado, do impacto que o sistema viário do sul do estado teve recentemente. Também destaca que as Serras do Rio do Rastro e dona Francisca são um exemplo da falta de manutenção, pois os últimos governos nem a iluminação conseguiram preservar. Ressalta a importância da intervenção do governo para evitar tragédias, e também da comissão de Transporte da Casa quanto à fiscalização e cobrança. [Taquígrafa: Sara]