Pronunciamento

VOLNEI WEBER - 042ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/05/2019
DEPUTADO VOLNEI WEBER (Orador) - Comenta que a Lei 17.727/2019, recém sancionada, está sendo veiculada nas mídias em uma versão equivocada. Afirma que, por falta de apuração, as mídias estão informando que a lei proíbe canudos plásticos.
Faz a leitura completa do texto que se tornou lei e, ao final da leitura, afirma que a proibição do canudo plástico não procede. Comenta que essa deturpação na veiculação da lei causa prejuízos para a indústria plástica, a qual é responsável por movimentar a economia e gerar muitos empregos, principalmente no sul do estado.
Argumenta que é incorreto culpar o plástico pelos danos causados na natureza. Informa que o correto é educar a população para dar a devida destinação dos resíduos. Cita o exemplo do canudo encontrado na narina de uma tartaruga, e complementa comentando que nunca encontrarão uma nota de dinheiro causando danos a um animal aquático.
Relata que sempre se impressiona negativamente quando chega a Florianópolis, por conta do lixo despejado nas marginais da Via Expressa, afirmando que a culpa é da população.
Por fim, agradece aos deputados João Amin e José Milton Scheffer, responsáveis pela lei, a qual permite uma regulamentação sem prejuízo para o segmento da indústria plástica, importante para gerar renda e empregos. [Taquígrafa: Elzamar]