Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/10/2019
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Discorre sobre as reservas de gás natural que existem no Brasil, citando que as mesmas irão se ampliar de forma expressiva à medida que o país avançar na exploração do Pré-sal. No entanto, lamenta que a oferta esteja restrita ao litoral, prejudicando as empresas do interior do estado, que sofrem perdas de competitividade. Justifica dizendo que as indústrias do litoral usufruem de vantagem significativa de custo, porque possuem vantagem de infraestrutura, como a proximidade dos portos, aeroportos e malha rodoviária, também contam com uma fonte energética de custo inferior ao da energia elétrica.
Finaliza sugerindo que a SC-Gás invista na oferta do produto nas regiões oeste e planalto norte, e que governo de Santa Catarina possa implantar medidas para viabilizar a chegada da distribuição de gás no interior do estado, talvez seja o único meio para socorrer as empresas e reduzir o processo de litoralização.

Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Questiona a SC-Gás porque o oeste de Santa Catarina é discriminado, parabenizando o deputado pelo tema na tribuna. [Taquígrafa: Ana Maria]