Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/02/2015
O SR. DEPUTADO VALDIR COLBACHINI - Sr. presidente, deputado e amigo, Leonel Pavan, queridas deputadas, queridos amigos deputados, público que nos assiste pela TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital.
Eu acompanho também, deputado João Amin, com bastante apreensão, o momento em que vivemos no nosso estado e no país. Acompanhamos as notícias fartas, srs. deputados, em todos os jornais, e trago aqui o Diário Catarinense, que não é diferente dos demais.
Não poderia me omitir, deputado João Amin, como vice-presidente da comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano desta Casa, em tratar esse assunto, e acho que isso não é chover no molhado, porque vários parlamentares têm essa preocupação, até por conta de que durante três anos, três meses e três dias ocupei uma pasta muito importante que tem toda a relação com a área de transporte, incluindo todos os modais.
O modal rodoviário em Santa Catarina e no país, praticamente, transporta 90% das nossas cargas. Nós somos reféns do transporte rodoviário. O deputado Dirceu Dresch pediu que eu fizesse a adesão a um requerimento que ele irá apresentar para recriar a Frente Parlamentar Pró-ferrovias. O Brasil que nos acompanhamos durante os últimos anos, os projetos, as intenções de construção de ferrovias, de norte a sul, de leste a oeste, seja a ferrovia que interliga os portos aqui em Santa Catarina, mas torcemos, acompanhamos e queremos também nos juntar a essa frente para que Santa Catarina tenha ferrovias. Eu sei que a médio prazo isso não vai acontecer, mas que efetivamente elas possam sair do papel.
Santa Catarina é um estado que depende de insumos dos grãos que vêm do centro oeste para abastecer o nosso agronegócio. E certamente que vejo nas ferrovias uma grande saída, por outro lado, o transporte hidroviário e marítimo não tem sido utilizado, ou muito pouco utilizado no país, e se esse modal fosse utilizado, certamente, evitaríamos que um caminhão que sai daqui do oeste catarinense vá até o Amazonas. Alguns mil quilômetros transitando nessas rodovias encarecendo pelo custo do frete, quantas vezes o custo do produto. Se tivéssemos o transporte hidroviário ou de cabotagem, certamente, substituiríamos vários caminhões por um navio de cabotagem.
Por outro lado, o transporte aeroviário, que também poderia se transformar em transporte de cargas, termos, por exemplo, terminais de cargas em nossos aeroportos no sul, no norte de Santa Catarina, aqui em Florianópolis, deveríamos também estimular o transporte não apenas de passageiros, mas de cargas de nossos em nossos aeroportos.
Nós acompanhamos o lançamento de um programa que prevê infraestrutura em 270 aeroportos no interior do país, deputada Ana Paula Lima. Penso que devemos nos mobilizar com o ministro da Aviação Civil, o novo ministro que é gaúcho, para que, efetivamente, possamos oferecer melhor infraestrutura para os nossos aeroportos do interior do nosso estado, seja de Concórdia, deputado Neodi Saretta; ou de Chapecó, onde temos o projeto concluído para a ampliação da pista, concluído e aprovado pela Anac - Agência Nacional de Aviação Civil -, para a construção de um novo terminal de passageiros.
Enfim, mesmo em Jaguaruna temos uma pista de 2.500m, e já temos o projeto para ampliação de mais 15m, ficando a pista com 45m.
O Sr. Deputado Neodi Saretta - V. Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não!
O Sr. Deputado Neodi Saretta - Deputado Valdir Cobalchini, não poderia deixar de fazer um pequeno aparte na sua fala para parabenizar a linha de raciocínio que v.exa. está desenvolvendo, especialmente nessas alternativas nos transportes e melhorias dos nossos aeroportos, quanto à questão das ferrovias, que é importante e a melhoria das nossas rodovias, que ainda precisam de muita coisa para que de fato tenhamos condições adequadas para o transporte.
Quero solidarizar-me com a sua fala, especialmente neste momento de preocupação. Como v.exa. falou, todos estão, de uma forma ou de outra, empenhados para buscar a solução desse impasse que envolve os caminhoneiros nas suas justas reivindicações. Eu acho que, de uma forma ou de outra, temos que buscar alternativas para chegarmos a um acordo e resolver essa situação que temos no momento.
Muito obrigado, deputado Valdir Cobalchini.
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Muito obrigado, deputado Neodi Saretta. Quero aproveitar também, presidente Leonel Pavan, para informar que estamos protocolando nesta Casa um requerimento propondo a criação de uma Frente Parlamentar Pró-Duplicação da BR-282, que corta toda Santa Catarina de leste a oeste do nosso estado, até a Argentina.
Esta rodovia de 680km foi construída há 42 anos e movimenta 1.100 carretas com cerca de 30 toneladas todos os dias. Pelo menos em alguns trechos é urgente que os projetos estejam concluídos e essa obra possa merecer ampliação, porque essa rodovia, em alguns trechos, está completamente esgotada, entra quase que em colapso. Isto provoca acidentes, falta de mobilidade, prejuízos materiais, vidas que são ceifadas.
Então, estou encaminhando a esta Casa esse requerimento, aliás, quero também, deputado Gabriel Ribeiro, solicitar a sua adesão, porque Lages, no coração de Santa Catarina, tem a rodovia BR-282 como principal eixo rodoviário.
O Sr. Deputado Gabriel Ribeiro - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não!
O Sr. Deputado Gabriel Ribeiro - Deputado Valdir Cobalchini, quero agradecer o aparte, parabenizá-lo pela iniciativa de v.exa. em propor essa frente parlamentar para a duplicação BR-282. Eu sou sensível aos interesses da infraestrutura de Santa Catarina, v.exa. já foi secretário de infraestrutura e conhece como ninguém a malha viária do nosso estado, sabe da importância da rodovia BR-282, a BR que liga o litoral ao oeste, passa por municípios importantes de nosso estado, e a nossa região serrana, e falo de Lages e municípios vizinhos, clama, hoje, pela duplicação dessa importante rodovia.
Então, por isso, quero parabenizar v.exa. pela iniciativa, e faço questão de acompanha-lo nessa frente parlamentar para juntos e unidos somarmos forças e duplicarmos a BR-282.
O Sr. Deputado Dr. Vicente Caropreso - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não!
O Sr. Deputado Dr. Vicente Caropreso - Deputado Valdir Cobalchini, quero parabenizá-lo pelas iniciativas, por trazer assuntos tão importantes para o debate e também pelas propostas. Recentemente, ocupei a tribuna e lancei a ideia de uma Ferrovia Translitorânea, que está caindo de madura. A BR-101 não está duplicada no sul e já está esgotada, praticamente saturada pelo movimento. Qualquer acontecimento um pouquinho diferente traz problemas graves ao trânsito, complica a vida e outros pontos de Santa Catarina também já estão com gargalhos. O problema é ter vontade política para querer começar e resolver, dar um passo à frente, como em outros países que veem o transporte rodoviário realmente como prioridade.
Aqui no nosso país o que vemos, especialmente em Santa Catarina, são os trens de cargas que de vez em quando descarrilam, que também tem as suas malhas com grandes dificuldades e para o passageiro é algo extremamente importante em países como Estados Unidos, Canadá, na Europa toda, na Rússia, no Japão, em tantos outros países. O Brasil tem alguma coisa errada, e essa caixa preta tem que ser quebrada. E por que o monopólio?
Muito obrigado pelo aparte.
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Nós é que agradecemos, deputado Dr. Vicente Caropreso. Eu sei que o ministério de Transportes tem estudos para o transporte de passageiros, não apenas aqui no norte, no litoral norte, em Florianópolis, em Balneário Camboriú, em Itajaí, em Joinville, em Jaraguá do Sul, mas também em direção ao sul.
Então, essa ferrovia tanto para cargas como para passageiros, é fundamental, é muito importante. É preciso que o nosso estado se mobilize através de todas as forças políticas, empresariais, todas as lideranças, porque é um estado importante, que não tem a mesma representação política que tem São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e o Paraná, mas a nossa economia contribui e muito para a grandeza do nosso país.
Por isso, penso que, independente de partidos políticos, esta Casa e Santa Catarina, através do Fórum Parlamentar em Brasília, possa trabalhar pela infraestrutura do nosso estado incluindo o litoral e todas as regiões do nosso estado. As duplicações da BR-470, da BR-280, as melhorias que estão sendo feitas na BR-116, muito embora concessionada, temos que reconhecer, tem melhorado muito. Às vezes esse é o caminho, é justo pagar pedágio quando as condições das rodovias melhoram e essa eu quero testemunhar que melhorou, e muito.
Quero agradecer a todos, presidente, deputado Leonel Pavan, e dizer que vamos voltar a tratar desses temas, porque por um bom período estivemos na secretaria de Infraestrutura, e eu tenho a obrigação de tratar desses assuntos relevantes para a economia e para o desenvolvimento do nosso estado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)