Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/10/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Parabeniza os profissionais educadores pelo Dia do Professor.
Comenta que, no Brasil, o reconhecimento dos profissionais da educação se iniciou em 1827, dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, através de um decreto imperial sancionado por Dom Pedro I, criando o ensino elementar no País.
Conta que o decreto solicitava que todos as cidades e vilas deveriam ter escolas de primeiras letras, descentralizando o ensino, as matérias, a contratação e salários dos professores. Também narra a diferença de foco na aprendizagem das crianças de acordo com o gênero.
Relembra que em 1947, em referência ao decreto de Dom Pedro I, um professor transformou a data em dia especial para homenagear os profissionais da área. Comenta que um grupo de educadores, liderados por Samuel Becker, teve a ideia de organizar um dia de folga para amenizar a fadiga e analisar os rumos do restante do ano letivo. Acrescenta que Samuel Becker foi o responsável pela frase: "professor é profissão. Educador é missão."
Informa que alguns anos depois a data foi nacionalmente declarada como feriado escolar através do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, resultando na promoção de solenidades nas instituições para que alunos e familiares enaltecessem os professores.
Reconhece a importância dos profissionais da educação, não somente de uma forma geral, mas incluindo os seus esforços durante a pandemia. Presta homenagens à Deputada Luciane Carminatti, Presidente da Comissão de Educação, e aos educadores da rede pública estadual, municipal, privada e dos diversos graus de ensino.
Cita o pronunciamento do Deputado Marcius Machado e lamenta a falta de capacidade do Estado em encontrar solução para as obras de infraestrutura nas escolas. Relata que conversou com o Secretário e o mesmo informou que apenas cinco editais de obras foram lançados em um ano e meio de Governo. Acrescenta que a Secretaria de Educação possui recursos sobrando e precisa encontrar solução no gerenciamento de reformas e manutenções das escolas. Lamenta a falta de investimentos na infraestrutura das escolas durante a pandemia, e acredita que as aulas presenciais não retornarão em 2020.
Menciona o discurso do Deputado Neodi Saretta e lamenta os índices do IDEB e a queda de Santa Catarina no ranking nacional, e torce para que o Estado se recupere.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Levanta a importância de respeitar o professor, cita as dificuldades da profissão e a necessidade de valorizar as remunerações desses profissionais. [Taquigrafia: Northon]