Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/09/2019
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Para iniciar e embasar seu discurso, exibe no telão imagem do trecho bíblico: "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino, mas, logo cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".
Em seguida, questiona uma publicação de visibilidade pública no Facebook de Lucas Campos, assessor do deputado Jessé Lopes, onde o servidor relata que todos os deputados possuem compromissos com ilicitudes e acordos de toma lá, dá cá, com o governador, com exceção do deputado Jessé Lopes. Frisa que o depoimento não é do deputado Jessé Lopes, mas sim de um homem, adulto, e que se encontra lotado no seu gabinete.
Sugere ao Presidente da sessão, em nome de todos os deputados, que se apurem quais acordos dos deputados com o governador.
Comenta que, se algum servidor de seu gabinete publicasse algo neste nível, seria exonerado e não se omitiria. Informa que nunca ofendeu nenhum deputado e sempre tratou todos com educação. E acrescenta que quem escolheu os funcionários de seu gabinete foi o próprio deputado, e se sente responsabilizado pelas coisas que eles escrevem.

Deputada Ana Campagnolo (Aparteante) - Demonstra indignação, diz que se sente ofendida e que não participa de nenhum tipo de acordo com o governo, e desconhece de acordos dos outros deputados com o governador.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Manifesta sua indignação, corrobora a fala do deputado e cobra atitudes da Presidência para este caso.

Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Afirma que o seu assessor Lucas Campos é ativo nas redes sociais e que possui total liberdade para expressar sua opinião, mas que deve responder pelas consequências do que escreve. Entende que existem vários tipos de acordos que são lícitos, fazendo com que a interpretação fique subjetiva. E por fim, o deputado pede desculpas a quem se ofendeu pela publicação, e pedirá para que o assessor faça uma retratação.
Questiona a fala de alguns deputados por terem usado o aparte para criticar ações que não estão no debate. Afirma que é normal os parlamentares serem alvos de críticas e notícias falsas na internet. E o parlamentar que não quiser ser alvo, que se retire das redes sociais.

Deputado Fernando Krelling (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela coragem de expor esse acontecimento. Sente orgulho de ser deputado do estado, mas às vezes se envergonha com atitudes de alguns parlamentares em propagar boatos na internet. Acrescenta que os eleitores precisam ser respeitados, e que os deputados devem ser analisados pela produtividade.

Deputado Laércio Schuster (Aparteante) - Parabeniza o deputado por enfrentar um tema real da política brasileira. Comenta que há uma onda de parlamentares digitais que não conhecem a realidade da população. Conta que aprendeu a participar da vida pública conhecendo o sofrimento e o desafio da comunidade e da sua cidade natal, e não sendo julgado, de forma leviana, nas redes sociais.
Reitera que não se coloca na posição de deputado que pratica atos ilícitos ou que faz acordos com o governo. Aproveita para pedir que o governador atenda as Audiências Públicas, pois a população da região do Vale quer conversar sobre as demandas.

Deputado João Amin (Aparteante) - Comenta que é necessário pesquisar as coisas boas, pois há muito conteúdo falso nas redes sociais. Relembra e conta como foi o episódio, no ano anterior, quando foi alvo de fake news. Critica a necessidade de efetuar esta discussão, pois é vergonhoso, perda de tempo e desperdício de dinheiro público.

Deputado Felipe Estevão (Aparteante) - Sente orgulho de estar junto com os outros 39 deputados, e comenta que as redes sociais são importantes para que o eleitor acompanhe o trabalho dos deputados, mas é difícil analisar pelo resultado total, pelo legado deixado ao fim do mandato. E alerta para o perigo das notícias falsas nas redes sociais. Afirma que o acordo é apenas com a população catarinense.

Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Pede a palavra para informar que uma criança corre risco de vida, pois necessita de transporte urgente para efetuar a transferência de Concórdia até uma UTI em Florianópolis. E faz um apelo ao líder do governo e ao governo para que providenciem a transferência imediatamente.

Deputado Fabiano da Luz (Aparteante) - Comenta que o respeito e a ética entre os parlamentares e suas equipes devem ser preservados. Argumenta que não é ético comparar os gastos dos deputados, porque alguns tendem a gastar mais, citando como exemplo o fato de alguns parlamentares morarem longe e precisarem gastar verba com voos comerciais para voltar para casa. Concorda com a fala de alguns deputados sobre o fato de que os parlamentares devem ser julgados pelo seu rendimento. Afirma que os deputados precisam ter ética, respeito e seriedade.

Deputado Bruno Souza (Aparteante) - Tece elogios ao trabalho do deputado, e defende o uso da internet para expor suas idéias e rendimento como parlamentar. Comenta que também já foi vítima de ataques na internet. Frisa que ao menos essa postagem não foi de forma anônima, e acredita que uma conversa resolverá essa situação trazida pelo deputado Sargento Lima. [Taquigrafia: Northon]