Pronunciamento

SARGENTO LIMA - 070ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/08/2019
DEPUTADO SARGENTO LIMA (Orador) - Agradece as mensagens de felicitação no seu aniversário, ao mesmo tempo em que menciona as manifestações de solidariedade pelo seu problema de saúde, gestos que reafirmam o espírito de time desta Casa.
Comenta sobre o sentimento de patriotismo e sobre certo tipo de soldado, denominado leão de quartel, que gasta muito dinheiro em equipamento de ponta, demonstrando muita coragem em tempo de paz, mas quando a situação fica difícil mia como um gatinho. Na esteira desta descrição, fala sobre o leão patriota, que quando tudo vai bem se agasalha na bandeira, com discursos calorosos, mas em momentos de adversidade muda o seu comportamento. No seu entendimento, patriotismo é amar e respeitar os símbolos, as insígnias, o pedaço de terra e o povo, principalmente amar o povo, pois cada pessoa ao lado é um irmão. Afirma que muito mais difícil do que morrer por um ideal, é viver por este ideal, pelos irmãos, o que é muito diferente.
Fala que os tempos são difíceis atualmente, e os leões patriotas estão silenciando a sua voz, porque a dificuldade causa este efeito naqueles que não estão inteiramente imbuídos do seu espírito de patriotismo, mas é neste momento que se reconhece os verdadeiros soldados, os verdadeiros patriotas, pois momentos difíceis criam homens fortes, e revelam os fracos. Entretanto, afirma que tem encontrado muitos homens fortes, alegrando-se por não estar sozinho.
Cita as decisões tomadas, tanto do governo federal quanto do governo estadual, que muitas vezes são amargas, como o remédio, mas é preciso pensar no amanhã, principalmente os representantes da Nação, como o presidente, que tem recebido críticas, mas suas decisões miram o futuro, que todos lutaram tanto para que chegasse. Parabeniza o governador, pois às vezes algumas ações desagradam, mas são assertivas e compromissadas. Também afirma que é pelo comportamento diante de pressão que um homem pode ser avaliado, pois em tempo de paz todo soldado é valente. Congratula-se com a Casa, que tem discutido e buscado soluções para tantas pautas, como a dos incentivos.
Finalizando, agradece ao deputado Alba pelo apoio, pois é um companheiro de lutas. Cita que o tempo é testemunha de muitas verdades, por isso não faz o seu trabalho para meses, ou para daqui a três anos e meio, mas vislumbrando o legado que deve ser deixado para as próximas gerações, que é o importante.
Ressalta, ainda, que dizer sim para acalmar a multidão é fácil, mas não foi para isso que veio ao Parlamento, para concordar com tudo. Também reafirma que começou numa "toada, e se for da vontade de Deus, assim continuará."

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza o deputado, acrescentando que é nos mares mais revoltos que se fazem os melhores comandantes. Fala que o deputado tem demonstrado ser uma liderança muito forte, trazendo os valores da farda para o Parlamento catarinense, e deseja sucesso ao mesmo, colocando-se à disposição, pois tem certeza que ele representa muito bem os votos que recebeu dos catarinenses, sobretudo de Joinville. [Taquígrafa: Sara]