Pronunciamento

Romildo Titon - 042ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/06/2003
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero me reportar nesta oportunidade sobre a nossa região do Meio-Oeste catarinense, a qual representamos aqui com muito orgulho, juntamente com outros colegas Parlamentares daquela região.
Na última segunda-feira tivemos um ato importante no Município de Capinzal, a inauguração da subestação na empresa Perdigão, em parceria com a Celesc e o Governo do Estado, com num investimento de mais de R$ 5 milhões.
Essa subestação vai oportunizar à empresa Perdigão uma melhor qualidade de energia e, conseqüentemente, também a mais de 50 mil habitantes de toda aquela região, que será beneficiada com uma melhor potência e qualidade de energia, dando segurança aos investidores daquela região.
A empresa Perdigão para nós, do Meio-Oeste catarinense, do Vale do Rio do Peixe, é uma das empresas que garantem a estabilidade econômica dos Municípios, dos habitantes e dos produtores rurais daquela região, pois oportuniza hoje mais de 20 mil empregos, de oportunidades de trabalho, através de projetos de integração.
Podemos dizer que a Perdigão, Deputado Onofre Santo Agostini, que é conhecedor da nossa região, assim como o Deputado Jorginho Mello e outros Parlamentares que têm a base eleitoral no Meio-Oeste, no Vale do Rio do Peixe, e sabem do que estamos falando, da importância que tem a Perdigão nos Municípios de Capinzal, Herval d’Oeste e Videira, onde estão sediadas suas instalações.
A Perdigão beneficia todos os Municípios da região através do projeto de integração, dando, sem dúvida alguma, assim como o Município de Capinzal, que está em franco desenvolvimento, a maior arrecadação de ICMS da microrregião da Amosc.
Tudo isso é efeito dessa empresa que está estabelecida em nossa região: o crescimento, o desenvolvimento e a oportunidade de trabalho a muitas pessoas.
Se não existisse a Perdigão naquela região, talvez não tivéssemos Municípios de destaque, como Videira, Capinzal e tantos outros.
Por isso, Deputados Antônio Ceron e Jorginho Mello, demos entrada nesta Casa a num pedido para que seja realizada uma sessão especial da Assembléia Legislativa no Município de Videira para homenagearmos e comemorarmos os 69 anos de existência da Perdigão.
Acredito que esta Casa, que é o poder representativo da sociedade catarinense, porque aqui estamos eleitos pela população daquela região, deve prestar homenagem a uma empresa que todos nós acreditamos tem trazido para o Estado de Santa Catarina uma grande parcela de contribuição para o seu desenvolvimento, através da arrecadação de ICMS, da geração de empregos e riquezas na nossa região.
Por isso, acreditamos que este Poder Legislativo deve prestar essa homenagem, e nada mais justo que lá na cidade de Videira porque é onde está a matriz da Perdigão, e quando a Perdigão comemora os 69 anos de existência.
O Sr. Deputado Antônio Ceron - V. Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Ceron - Quero cumprimentar V.Exa. pelo assunto que traz a esta Casa, e dizer que conhecemos a região porque somos de lá. Efetivamente, as palavras de V.Exa. traduzem em parte, até porque V.Exa. foi modesto ao dizer da grande importância que a Perdigão tem para aquela região e, evidentemente, para o contexto da economia de Santa Catarina.
Não só aprovo a iniciativa como, se V.Exa. me permitir, subscrevo requerimento para a Assembléia Legislativa fazer uma sessão especial no Município de Videira.
Queria dizer um detalhe: a Perdigão de Lages é hoje uma das maiores empregadoras e recolhedoras de impostos daquele Município. É a unidade que produz toda a linha de massas (pizzas, lasanhas, etc.). Conta hoje com mais de 500 funcionários, e está em vias de entrar a segunda fase em funcionamento, quando terá em torno de mil funcionários.
Então, queria aduzir esse detalhe a esse brilhante e importante pronunciamento que V.Exa. está fazendo.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Agradeço pelo apoio e pela assinatura de V.Exa.
O Sr. Deputado Jorginho Mello - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Jorginho Mello - Deputado Romildo Titon, cumprimento V.Exa. pela manifestação.
Estivemos juntos na Perdigão na segunda-feira. Para nós, que somos do Oeste de Santa Catarina, sabemos que a história daquele empresa se confunde com a história do crescimento e do sucesso daqueles Municípios.
No Município de Capinzal, a presença da Perdigão na arrecadação, no movimento econômico representa 90%, e V.Exa. sabe disso. Em Ouro 60%; em Herval do Oeste 80%; em Lacerdópolis 50%, enfim, emprega mais de 4 mil pessoas.
A empresa merece o nosso respeito, e o Governo do Estado tem sido sensível a isso, pois o ato que fez na inauguração da linha de transmissão é o reconhecimento do valor da empresa, não só pelo atendimento a região, as pessoas que demandam de energia elétrica, mas para que a Perdigão possa também fazer seu trabalho com competência e, acima de tudo, sendo parceira com o Governo, investindo dinheiro na melhoria da rede de transmissão para depois descontar no seu pagamento de energia.
Então, a Perdigão merece deste Deputado, assim como desta Casa, respeito e consideração pela excelente empresa que é e pelo que faz pelo Oeste de Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Acolho o testemunho dos Deputados Jorginho Mello e Antônio Ceron, que são testemunhas daquilo que a Perdigão representa para o Estado, principalmente para a nossa região.
Eis aí o motivo pelo qual o nosso vice-Governador Eduardo Pinho Moreira esteve lá, naquele momento, prestigiando a empresa.
Além de prestigiar a empresa Perdigão, colocamos também a nossa grande luta, o nosso grande sonho de vermos concluído o asfaltamento da SC-458, que liga Capinzal/Zortéa/Campos Novos e que passa na frente do portão daquela empresa em Capinzal, de onde saem inúmeras carretas, todos os dias, carregadas de produção, e de lá são enviadas até para outros países.
Estamos acompanhando de perto a questão, bem como os demais Deputados da região, e temos certeza de que no mês de agosto possamos realizar o sonho de ver a ordem de serviço para aquela rodovia, que está incluída dentro do programa do BID. Faltam apenas alguns detalhes técnicos para seja dada a ordem de início da obra.
Podemos dizer que a região do Meio-Oeste, com toda certeza, está em franco desenvolvimento, mas muitas vezes não é reconhecida pelos Governos a sua potencialidade, aquilo que adquiriu com a força do trabalho daquela gente do Meio-Oeste catarinense.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)