Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/03/2015
O SR. DEPUTADO RODRIGO MINOTTO - Sr. presidente, sras. e srs. deputados, venho à tribuna hoje para fazer uma mensagem.
(Passa a ler.)
"Na última quinta-feira, dia 5, a Fiesc - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - inaugurou um novo escritório na cidade de Criciúma e contou com a presença de líderes empresariais da região sul e do presidente da federação, Glauco José Côrte, além de outras autoridades políticas, econômicas, sociais e sindicais.
A Fiesc região sul desenvolvia suas atividades, desde 1995, de forma alternada nas unidades do Sesi e Senai, e a inauguração de um novo espaço mostra a pujança econômica da região sul do estado. Atualmente, estão instaladas nas regiões da Amesc, Amrec e Amurel 5.920 mil empresas, ou seja, 12% das indústrias, com cerca de 10% dos trabalhadores de Santa Catarina, que geram aproximadamente 80 mil empregos formais, deputado Luiz Fernando Vampiro, que movimentam o mercado de consumo e colaboram massivamente com a economia do estado.
A nova sede tem uma área total construída de 374 m², com capacidade instalada para oferecer serviços de excelência e atender as demandas do setor.
Neste momento em que Santa Catarina vem liderando por dois meses consecutivos a geração de empregos formais, com saldo positivo de 14.637 mil postos de trabalho, de acordo com o ministério do Trabalho e Emprego, o que representa um crescimento da oferta da ordem de 0,7% em relação a dezembro de 2014; no momento em que a taxa de ocupação entre a população feminina é de 76%, a maior do Brasil, que representa 61%; no momento em que temos a Lei do Piso Regional, que beneficia cerca de um milhão de trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado, o crescimento da economia catarinense e a geração de novos empregos é emblemática do papel que representam as forças produtivas e do mundo do trabalho de Santa Catarina, sob o comando da Fiesc e de entidades sindicais de trabalhadores.
As múltiplas ações e programas que a entidade vem desenvolvendo na área da educação, das artes e da cultura em todo o território catarinense, especialmente, na região sul, onde executa o Programa Sesi Matemática, que contempla uma centena de alunos e 570 trabalhadores, reafirma o compromisso inalienável da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e do meu partido, o PDT, com a educação e o trabalho como ferramenta de inclusão produtiva e social.
Quero, pois, parabenizar o vice-presidente da Fiesc regional sul, o empresário Diomício Vidal, e o presidente Glauco José Côrte, e em seu nome quero cumprimentar toda a diretoria da Fiesc, por seu dinamismo, sua cordialidade, seu diálogo na construção de consensos e por devotar tanto amor e esperança ao estado de Santa Catarina."
O Sr. Deputado Luiz Fernando Vampiro - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO RODRIGO MINOTTO- Pois não!
O Sr. Deputado Luiz Fernando Vampiro - Parabenizo v.exa. pelo pronunciamento que faz na tarde de hoje.
Quero dizer que esse equipamento social é muito importante, porque a indústria do sul de Santa Catarina não contava com um espaço específico para tratar de assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável da região.
Agradeço também a Glauco José Côrte, a Diomício Vidal e a todos os vice-presidentes do Sistema Fiesc.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO RODRIGO MINOTTO - Realmente, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina tem feito um investimento muito forte não só em equipamentos sociais, na infraestrutura da federação, como também no campo da educação. É uma gestão realmente compromissada com a educação do povo catarinense, principalmente dos jovens adolescentes, alunos do Sistema Sesi do nosso estado."
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)