Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 069ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/09/2020
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Faz importante alerta, na condição de Presidente do Fórum do Aquífero Guarani e, também, em nome de diversos movimentos e entidades que batalham na área da produção de alimentos e do meio ambiente.
Informa que estudiosos e especialistas ambientais afirmam, categoricamente, que as queimadas naturais não são a causa principal da maioria dos incêndios, ocorridos principalmente na Amazônia e no Pantanal. Diz que a maior parte das queimadas são consequências de ações humanas e salienta que apenas três em cada mil raios que atingem as vegetações resultam em incêndios. Cita outra contribuição dos cientistas, os quais constataram que o aquecimento global deixa o clima mais seco e contribui para esse tipo de situação.
Afirma que vivemos um momento de extrema preocupação e diz que as gerações futuras nos cobrarão veementemente se nós não tivermos atitudes no momento presente. Lamenta o desastre para o ecossistema, o clima e o meio ambiente que vem acontecendo no Brasil. [Taquigrafia: Roberto]