Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 063ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/09/2003
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, gostaria de trazer novamente a esta tribuna, nesta tarde, um assunto fundamental para a vida de muitas famílias que estão situadas na região Oeste de Santa Catarina, mais especificamente nos Municípios de Ipumirim, Seara, Xavantina, Paiol e Arvoredo.
Na semana passada, os agricultores desses cinco Municípios se reuniram com as mais diferentes lideranças políticas, de organizações, de movimentos, de entidades daquela região para discutir, debater um dos assuntos, hoje, quem sabe, mais preocupantes do nosso País, que é a questão ambiental.
Exatamente na região desses cinco Municípios se concentra uma das mais importantes atividades do meio rural, que é a da suinocultura, que, diga-se de passagem, nos últimos tempos tem passado por momentos difíceis para se manter, causando enorme transtorno para os pequenos agricultores, não só dessa região, mas de outras do nosso Estado, devido ao preço injusto que esses produtores da área da suinocultura recebem pelo trabalho que desempenham na sua atividade.
Mas, além dessa realidade, dessa situação, existe um profundo comprometimento nessa área por causa da enorme concentração de produtores que cultivam a atividade da suinocultura, e com isso há a concentração também de dejetos suínos, comprometendo o meio ambiente de toda aquela área.
Essa importante iniciativa, por parte das diferentes lideranças da região e do âmbito estadual e federal, tem despertado naquelas famílias o cuidado, a preocupação em cuidar, de maneira especial, a questão do Rio Ariranhas, onde a enorme concentração de dejetos suínos tem comprometido esse rio e as mais diferentes nascentes de água, provocando uma situação de cuidado com relação à saúde daquelas pessoas. O debate construído nesse sentido tem despertado toda a região, principalmente os produtores, aquelas e aqueles que vivem dessa atividade.
Na última sexta-feira, mais especificamente, haja vista que um grupo de agricultores se reuniu com técnicos de diferentes organizações já na quinta-feira, foram apresentadas as diferentes reflexões feitas por vários grupos participantes, manifestando as causas e ao mesmo tempo alternativas na tentativa de recuperar, através do Programa Gestar Ariranhas, o rio que está totalmente comprometido com os dejetos suínos.
Gostaria, nesse sentido, de dizer que essa experiência nesses cinco Municípios (Ipumirim, Seara, Xavantina, Paiol e Arvoredo) é uma experiência piloto em nível de País, e por isso o entusiasmo daquelas lideranças e dos produtores na tentativa de terem qualidade de vida melhor para eles e suas descendências.
Existe, dessa mesma forma, o compromisso do próprio Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, em locar recursos para essa atividade nessa área de preservação, de recuperação do meio ambiente, tão necessária e fundamental para a experiência nesses cinco Municípios da região.
Só para ilustrar, serão liberados a essa experiência piloto, do Governo Federal, nesses cinco Municípios, US$2 milhões, exatamente para incentivar a buscar alternativas, saídas para dar uma qualidade de vida melhor à população daqueles cinco Municípios.
Além dessa experiência piloto, mais 11 regiões serão contempladas com recursos. Ao todo serão em torno de US$20 milhões que o Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, irá investir na recuperação do meio ambiente, em situações parecidas com essa porque, basicamente, em torno de 85% das águas superficiais estão totalmente contaminadas nas regiões de grande concentração de produtores de suínos, exatamente pelos dejetos de suínos.
Existe uma outra preocupação: além das águas superficiais, basicamente, já estão comprometidas em torno de 18% das águas mais profundas, a que nós chamamos de "poços artesianos". Por trás de tudo isso, a grande preocupação é que está em jogo a vida da nossa população, porque a degradação do meio ambiente e a contaminação da água colocam em jogo a saúde, a vida da nossa população. Existe até uma certa desconfiança de que o elevado índice de mortes pela doença do câncer advém, quem sabe, dos dejetos suínos que contaminam toda a água daquela região.
Então, trago neste dia, novamente, essa grande preocupação, que também deve ser de cada um de nós Parlamentares. Esse é o compromisso e o desafio colocado a cada um nós, educadores, e dentro de toda a nossa missão, do nosso serviço, contribuir, ajudar para que possamos ter um meio ambiente com mais qualidade, automaticamente proporcionando qualidade de vida a toda a nossa população.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)