Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 106ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/11/2019
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Tece comentários a respeito da decisão de mudança no nome da região do Vale do Rio do Peixe e parte do Planalto Norte, historicamente conhecida como Contestado para região dos Imigrantes, em 4 de julho do presente ano. Fala sobre a citada região, comentando a indignação por parte de pesquisadores, entidades, comunidade, pois não houve consulta à população, não foi considerado a história da região e os povos que a formaram. Menciona que é uma das regiões mais pobres do estado catarinense.
Afirma que o entendimento da instância da governança regional de trocar o nome do Vale do Contestado para Vale dos Imigrantes desconsiderou o debate, bem como não levou em conta a questão do turismo na região, que está voltada à identidade dos primeiros habitantes. Cita o pesquisador Nilson César Fraga, da Universidade Estadual de Londrina, que estuda há cerca de 30 anos a Guerra do Contestado, e que defende a utilização do termo 'Contestado' por caracterizar a identificação geográfica única no país.

Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado e entende como descabida a mudança de nomenclatura da citada região, pois os dados históricos da região Contestado tiveram representação para o estado e o Brasil. [Taquígrafa: Sílvia]