Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 040ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/05/2017
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Fala sobre a necessidade de agilizar a implantação do atendimento aos doentes de câncer no extremo oeste, mais precisamente em São Miguel d'Oeste.
Aponta também algumas questões importantes a respeito do Sistema Único de Saúde-SUS, que tem entre os seus princípios a atenção, a proteção e a assistência. Também ressalta que a legislação que define o SUS fala da importância das redes, do atendimento hierarquizado e regionalizado, da atenção integral e universal e da equidade, e da garantia de um tratamento de saúde digno às pessoas que não têm recursos.
Entende que a PEC 55, que congela os aumentos nos repasses de recursos à Saúde e Educação, comprometeu de forma grave tal atendimento, representando um desmonte das políticas de saúde. Também considera inadmissível que interesses de grupos privados influenciem em como o Estado define sua política de saúde.
Relata sobre a resposta ao seu pedido de informação que dirigiu à Secretaria de Saúde, detalhando o número de atendimentos e os projetos em andamento, o que confirmou a implantação do serviço de oncologia em São Miguel d'Oeste. Entretanto, lamenta que o andamento da implantação do atendimento oncológico neste município tenha sofrido atraso em razão da pressão direta e indireta de prestadores de serviço, prejudicando irreversivelmente àqueles que dependem desse tratamento para recuperar a sua saúde. Destaca que discutirá esta questão em Plenário e caso seja necessário, ingressará com as medidas judiciais cabíveis. [Taquigrafa: Sara]

Partido: PP
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Relata que esteve em reunião com o superintendente do Senar e o presidente da Faesc, e manifesta satisfação com as expectativas positivas do agronegócio com a realização da Expocampos, que ocorrerá em Campos Novos, no próximo final de semana.
Parabeniza a Secretaria Estadual da Agricultura, uma vez que Santa Catarina comemora dez anos de reconhecimento como zona livre de febre aftosa sem vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal, ressaltando que o estado é uma referência na sanidade animal e, assim, tem conquistado o exigente mercado internacional de carnes. Destaca que a conquista é mérito dos produtores, das agroindústrias e do governo do estado.
Lembra que Santa Catarina é o maior exportador de carne suína do país e comenta a visita de uma comitiva da Coréia do Sul ao estado para tratar do comércio do produto, enfatizando que seria uma oportunidade excepcional para a economia catarinense, para os produtores rurais e para a geração de empregos. [Taquígrafa: Cristiany]