Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/08/2021
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Tece comentários sobre o alto preço dos combustíveis nos Estados brasileiros, conforme índice de 40% de aumento no preço do litro da gasolina para R$ 6,00. Contudo, se ouve sobre o pagamento antecipado de R$ 31.6 bilhões aos acionistas, relativo ao exercício de 2021, portanto é a população trabalhadora é quem paga caro no Estado e no País.
Diz também que o aumento dos combustíveis repercute no preço das mercadorias, consequentemente, elevando o custo de vida e estrangulando o orçamento familiar do trabalhador, que sofre de fome, desemprego e cortes de salários. Reforça o assunto, dizendo que o Brasil destaca recordes em desemprego, crescimento do subemprego, renda baixa, preços elevados da alimentação, produção mais cara por conta do aumento de preços de energia e combustível, e a população vivendo momentos dramáticos pela fome. Alerta que são 15 milhões de desempregados e outros 34 milhões de trabalhadores que desistiram de procurar emprego.
Fala que o Presidente da República ignora a fome e a pobreza, além de cortar verbas, vetando projetos de iniciativa do Congresso Nacional. Coloca, ainda, que no Orçamento de 2021 houve cortes, exemplificando o Plano Safra, com previsão de 10.3 bilhões, recebeu o corte de 26%. Destaca que o maior corte ocorreu no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.
Historicamente, comenta que o Brasil já viveu grandes momentos no combate à pobreza, à miséria, nos Governos dos ex-Presidentes Lula e Dilma, mas infelizmente no atual Governo de Jair Bolsonaro grande parte da população do Brasil passa fome, mesmo tendo um espaço maravilhoso para a produção de alimentos. [Taquígrafa: Elzamar]