Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 058ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/06/2018
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Menciona a realização do Congresso Extraordinário da Juventude do PT, em Brusque, no dia 9 e 10 do corrente mês, reunindo jovens catarinenses para debater políticas e discutir sobre o contexto que o país vive no momento. Considera oportuna tal discussão diante dos desmontes que estão acontecendo através da atuação do governo.
Ressalta a importância da juventude tratar de temas como o afastamento da presidenta Dilma e, através do golpe, a construção de um modelo neoliberal que concentra poder e riqueza na mão de pequenos grupos em detrimento da maioria da população. Também cita que o protagonismo dos jovens, neste momento, reivindicando políticas de juventude, com o jovem envolvido nesta discussão, é de grande relevância.
Destaca que fruto deste movimento, depois de vários anos, conseguiu-se, através do Parlamento e por iniciativa do governo do estado, a implantação oficial do Conselho Estadual da Juventude, tornando-se uma ferramenta importante para a construção de políticas de juventude no estado. Conclui que o congresso também é extremante importante para debater políticas de inclusão social, apontando o valor da participação do jovem nessa questão.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Sugere ao deputado que neste congresso também seja discutido o Programa Primeiro Emprego, porque está acontecendo um equívoco quanto à exigência de experiência, explicando que o jovem vai em busca de trabalho e sem experiência não é contratado. [Taquígrafa: Sara]