Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/03/2004
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, inicialmente, gostaria de trazer presente a preocupação que o Deputado Onofre Santo Agostini tem trazido a esta tribuna e, ao mesmo tempo, o Deputado Titton, com relação às regiões do Meio-Oeste e Leste do Estado de Santa Catarina, as quais vivem a situação da estiagem, que se prolonga por meses, comprometendo automaticamente a questão da produção, comprometendo o refinanciamento e o reinvestimento na produção agrícola.
Neste sentido, claro que são sempre medidas paliativas que são tomadas diante das intempéries, que são interpostas aos nossos cidadãos e cidadãs.
É preciso que sejam criados, em nível de Governo, seja Federal ou Estadual, programas para que nós possamos recuperar aquilo que historicamente se tem prejudicado, que é o meio ambiente, ocorrendo assim a estiagem e, agora, o ciclone, fruto do desequilíbrio da própria natureza.
Neste sentido, é preciso que ajam programas, sejam eles em quais esferas para que possam recuperar a questão do meio ambiente, para que possamos ao mesmo tempo reorganizar e reequilibrar o sistema ecológico do nosso estado, do nosso mundo, do nosso Universo.
A minha solidariedade, também como Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, é com a região do Sul do Estado que sofre diante da intempérie acontecida, que a própria natureza tem feito acontecer nessa região.
E neste sentido quero elogiar a atitude da Eletrosul, através do Presidente Milton Mendes de Oliveira, que, diante dos anúncios, da possível presença desse ciclone, tem se preparado, prevenido para que maiores estragos não pudessem acontecer na rede energética. E quero dizer também que junto com a Eletrosul e com a Eletrobrás têm-se assumido um compromisso, pois estão assinando alguns convênios com os Municípios atingidos, repassando em torno de 120 mil telhas para contribuir e ajudar a abrigar os atingidos pela catástrofe.
Além disso, Deputado Paulo Eccel, gostaria de trazer presente aquilo que nós passamos a ouvir, semana após semana, por um outro Parlamentar. Infelizmente, justificam às vezes porque aqui não estão, no entanto, fazem uma barulheira, um terror forte contra o Governo Lula ou contra as administrações do Partido dos Trabalhadores e desaparecem do Plenário.
Gostaria de trazer, por exemplo, a questão de Chapecó, onde o ex-Prefeito José Fritsch, então Ministro, não teve, em nenhum ano, as contas reprovadas. Pelo contrário, todas elas têm sido aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Claro que vieram com a restrição do Fundo Municipal de Habitação. Agora, a restrição vinda do Tribunal Contas é exatamente porque o Prefeito aplicou mais do que estava orçado, através de um programa habitacional, da cidade de Chapecó, pois eram famílias que há mais de 20 anos estavam vivendo no lixão, no descaso, na desgraça, porque todas aquelas administrações que por lá passaram não levantaram sequer um dedo em defesa dassas famílias prejudicadas, desprezadas e massacradas.
No entanto, a determinação do Governo Municipal, do Governo do Partido dos Trabalhadores fez com que através desse programa, com recursos próprios da municipalidade, retirassem as famílias daquela situação e as colocassem numa situação mais humana.
Nós percebemos, às vezes, que se cria um clima de terror diante da administração do Prefeito Pedro Uczai, mas é uma grande administração, inclusive o povo se reúne para discutir onde o recurso público deve ser investido, com a presença da comunidade.
Queremos fazer com que a nossa palavra não seja uma palavra de defesa, porque o nosso Companheiro José Fritsch não precisa de defesa. A história política, a caminhada política do Companheiro José Fritsch já é uma grande verdade para toda a sociedade catarinense e brasileira.
O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Paulo Eccel - Tudo isso que estamos ouvindo é fruto, com certeza, do temor a respeito das eleições 2004. Tudo que estamos presenciando ou ouvindo faz parte de um esquema na tentativa de prejudicar o PT rumo à vitória nas eleições de 2004.
Mas o meu aparte, neste momento, Sr. Deputado, refere-se ao circo que muitas vezes é montado neste Plenário por parte dos Parlamentares. Há quatro ou cinco meses o Deputado Ronaldo Benedet ocupou a tribuna e amaldiçoou vários Parlamentares ou várias atitudes relativas ao bingo. O Deputado Rogério Mendonça, na semana retrasada, ocupou a tribuna e rogou praga a todos os Prefeitos que forem eleitos em 2004, a fim de que não sejam abençoados pelo Governador do Estado.
Então, neste momento, quero repudiar a verdadeira diarréia verborrágica que Santa Catarina presenciou, nesta tarde, por parte de determinado Parlamentar, que por tanta exaustão teve que se ausentar do Plenário.
Logicamente que o Plenário não ria suportar a permanência do cidadão no Plenário.
Então, quero aqui repudiar esse ato que Santa Catarina teve a infelicidade de presenciar na tarde de hoje.
Obrigado, Deputado!
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Deputado Paulo Eccel, eu gostaria de trazer presente um pensamento do então Ministro José Fritsch: "o bezerro, quando é desmamado, quando perde a teta, berra e berra muito!" Então, é aquilo que nós ouvimos: mais de 40 anos mandando neste País, com certeza o berro tem que ser muito grande e durar muito tempo!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)