Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 035ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/05/2004
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nesta manhã, no momento em que antecede à vinda ao Estado de Santa Catarina do Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno, ocupo o espaço do Partido para trazer presente esse trabalho importante e estratégico que ele está realizando nos diferentes Estados do nosso País.
Aliás, diga-se de passagem, um trabalho que o Partido dos Trabalhadores, historicamente, tem feito em todos os momentos, nos mais de 20 anos de existência, tentando, desta forma, consolidar o projeto de construção político-partidária, de participação das bases, ouvindo a própria base no encaminhamento de todo e qualquer tipo de ação.
O Presidente Nacional tem marcado, constantemente, a sua presença, no sentido de trazer presente a situação nacional em que se vive, fazendo uma análise mais profunda da conjuntura nacional na qual estamos submetidos a viver.
Além de trazer essa realidade presente e de compartilhá-la com os filiados e o Partido nos diferentes Estados, tem trazido também, nas suas manifestações, as ações do Governo Federal, no sentido de buscar junto às bases o respaldo para a implementação de diferentes políticas que contemplem a grande maioria da sociedade brasileira.
E não poderia ser diferente na conjuntura eleitoral em que vivemos, às vésperas de mais uma eleição municipal. É claro que, enquanto Presidente Nacional do Partido, não poderia deixar de trabalhar, de debater, junto à Executiva Estadual e à Bancada do Partido dos Trabalhadores, as possíveis alianças dos diferentes Municípios do nosso Estado.
Nesse sentido, gostaria de dizer também que, historicamente, o Partido dos Trabalhadores tem marcado, defendido e construído alianças com Partidos que se identificam com o seu projeto, com
Partidos que, historicamente, têm sido do campo da esquerda.
É claro que neste momento nós, em nível de Estado, também queremos reafirmar o compromisso do Partido dos Trabalhadores com esse mesmo campo de esquerda, para solidificar o Governo em nível de União e para tirar um pouco também, Deputado Afrânio Boppré, daquela imagem distorcida que vem marcando muitas vezes a mídia falada e escrita, mostrando que a Bancada do Partido dos Trabalhadores do Estado de Santa Catarina está prestes a ser enquadrada.
Nós não temos ninguém para ser enquadrado. Esse é um termo colocado exatamente para criar divisões que não levam absolutamente a nada. E nós somos testemunhas de que nesta Casa, Deputado Afrânio Boppré, em 99,9% das nossas votações, coisa rara neste País, a nossa Bancada votou de maneira unânime.
Então, essa imagem retratada na mídia não é a realidade e a verdade que nós vivemos e confrontamo-nos no dia-a-dia. É claro que na Bancada do Partido dos Trabalhadores ninguém pensa igual - e nós não queremos isso. Já pensaram se numa Bancada de nove Deputados, a maior Bancada da história desta Casa, todos tivessem o mesmo modo de pensar e de agir? Não teria sentido a nossa história e a nossa caminhada. Isso é próprio do ser humano. O pensamento diferente enriquece a Bancada, o Partido, a sociedade, e é isso que nós queremos! Nós somos seres humanos com dons, com qualidades e com talentos diferentes uns dos outros!
Por isso, estamos aguardando esse momento importante da vinda do nosso companheiro José Genoíno exatamente para termos um momento forte e histórico no ano do encontro, de reflexão e de debate, tendo em vista que temos como ponto básico e fundamental a qualidade de vida de todo o ser humano.
O Sr. Deputado Afrânio Boppré - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Afrânio Boppré - Deputado Pedro Baldissera, inicialmente, gostaria de dizer que V.Exa. traz ao Plenário da Assembléia Legislativa um tema extremamente importante, que é a visita do Presidente Nacional do nosso Partido, o companheiro José Genoíno.
Eu gostaria de que todos os Partidos que têm expressão política nesta Casa vez ou outra convidassem as suas lideranças nacionais, os seus Presidentes nacionais para que também viessem discutir com as suas respectivas Bancadas. Por que não o Partido Progressista chamar o seu Presidente Nacional, ou o PFL ou o PMDB? Isso é importante porque as Bancadas Estaduais estão sempre articuladas com a política nacional.
Então, para nós, do PT, é uma honra que o companheiro José Genoíno venha a Santa Catarina. Ele será muito bem recebido, até porque, diferentemente do que diz a imprensa que ele vem para provocar a cizânia, para trazer a separação, o racha, das Bancadas, o Presidente Nacional do PT vem numa missão de paz. Ele virá para aglutinar a nossa Bancada, para trazer informações e para motivar a Executiva Estadual do PT e o nosso Diretório Estadual, e, evidentemente, para preparar, inclusive, a vitória do nosso Partido nas eleições de 2004.
Tive a oportunidade, na semana passada, de participar da Conferência Nacional do PT, que foi realizada em São Paulo e presidida por José Genoíno. Isso, sem sombra de dúvida, traz uma preocupação para os nossos adversários, pois o nosso é um Partido que se organiza, um Partido que se mobiliza e que se prepara para fazer o grande debate na eleição de 2004.
Então, V.Exa. traz à Assembléia Legislativa no dia de hoje esse tema que nós temos que colocar na vitrine do nosso Partido. Essa integração política nacional e estadual do Partido dos Trabalhadores é muito importante.
Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar V.Exa. como Líder da nossa Bancada, que vem fazendo um trabalho muito importante de condução das nossas atuações Parlamentares aqui na Assembléia Legislativa, com responsabilidade, com estatura, com altivez e com equilíbrio. Quero, de público, parabenizá-lo por sua atuação!
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Eu agradeço, Deputado Afrânio Boppré. E quero compartilhar com os demais Deputados do Partido nesta Casa esse momento importante que a nossa Bancada e a Executiva Estadual estão vivenciando neste momento.
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Deputado Pedro Baldissera, quero cumprimentar V.Exa. em função do tema que aborda, no que se refere à importância de um Partido Político na vida da sociedade. É nos Partidos que os Parlamentares estão, é neles que são feitas as discussões, os programas e as propostas. Além disso, é através dos Partidos que se dá a execução do que é proposto, programado.
O nosso Partido é uma agremiação partidária com princípios, com um Estatuto Nacional; é um Partido de âmbito nacional. Eu penso que a visita do Presidente Nacional do PT deveria ser mais freqüente, para estarmos conversando, dialogando sobre as questões de interesse nacional que envolvem Santa Catarina, que envolve os Municípios catarinenses, que é onde as pessoas residem e onde as políticas que o Governo da União prepara precisam chegar.
Nesse sentido, o Partido dos Trabalhadores está de parabéns, inclusive pela figura que é o ex-Deputado José Genoíno, figura inquestionável em todos os Partidos e um dos mais brilhantes Parlamentares que já passaram pelo Congresso Nacional.
Ele vem a Santa Catarina discutir com grandeza, que é o que o nosso Partido merece, e sua presença representa uma valorização da nossa Bancada, que é a maior Bancada da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, que cada vez mais vai-se unir, vai ganhar forças e fazer valer a sua grandeza de valores.
Meus parabéns, Deputado!
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Muito obrigado, Deputado Dionei Walter da Silva.
Gostaria de reforçar, Deputado Paulo Eccel, que o momento que o Partido dos Trabalhadores vive é um momento extremamente importante, significativo. Estamos com um ano e quatro meses de Governo Lula e acho que muitas ações têm acontecido em nível nacional.
Nós acompanhamos um pouquinho a mídia, no dia de ontem, no que tange à corrupção que está presente no setor público, que aos poucos vem à tona e contra a qual o Governo Federal toma as atitudes necessárias para estancar esse mal que corrompe, que destrói e que não permite que tenhamos mais políticas públicas visando que os cidadãos tenham uma qualidade de vida melhor.
O Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos poucos vai dizendo a que veio e acho que o aspecto do estancar a corrupção ou, pelo menos, ter essa direção, sem dúvida alguma já justifica sua eleição.
Mas, antes de concluir, gostaria de reforçar os aspectos já levantados e de dizer que nós, com muito orgulho, vamos receber a visita do nosso Presidente Nacional, José Genoíno, no dia de hoje.
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)