Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/03/2004
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, no dia de hoje venho à tribuna para comunicar, como já foi mencionado pelo nosso colega Deputado Afrânio Boppré a todos os nobres Parlamentares, que na reunião que o Partido dos Trabalhadores e a Bancada tiveram na noite de ontem e na parte da manhã do dia de hoje ficou acertado, por uma decisão de consenso, que cabe a mim, durante o ano em exercício 2004, exercer a Liderança da Bancada do Partido dos Trabalhadores.
Com certeza, por ser um ano de eleições, ele se traduz para cada um de nós como sendo um ano diferente. Além do dever, do efetivo exercício de nossas atribuições parlamentares, também seremos convocados para o debate político em nível municipal.
Mesmo reconhecendo nesse intuído a sua relevância, este fato não poderá, em momento algum, significar a diminuição de nossas atenções com nossas responsabilidades dentro deste Plenário.
A sociedade catarinense espera, de uma forma forte, firme e corajosa, que sejamos capazes de compatibilizar nossas tarefas de Parlamentares com as de reafirmação de nossas instituições democráticas.
Por isso, Srs. Deputados, ao mesmo tempo em que desejo agradecer a todos os Companheiros de Bancada por terem, no dia de hoje, concedido-me tão grande honraria, quero também pedir licença para fazer dois registros importantes desta tribuna.
O primeiro deles quero fazê-lo ao Deputado Dionei Walter da Silva, que também, sem dúvida nenhuma, estava disposto a aceitar o desafio de liderar o PT, mas que com muita clareza compreendeu a dimensão e o próprio processo.
O Deputado Dionei Walter da Silva, assim como eu, com apenas um ano de mandato qualificou-se no debate e engrandeceu o nosso Partido pela sua retidão pessoal e política, seja na condução da coisa pública, seja no trabalho técnico, seja na sua lealdade com a comunidade que o elegeu.
Por isso, sinceramente, Deputado Dionei Walter da Silva, quero aqui agradecer publicamente a V.Exa. pelo seu empenho, pelo seu discernimento e pela sua clareza nesse momento que o engrandece cada vez mais nesse processo e nesta Casa Legislativa.
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Deputado Pedro Baldissera, nosso companheiro e amigo, na verdade quando colocamos o nosso nome à disposição da Liderança, queríamos, assim como V.Exa., trabalhar para que a Bancada do PT tivesse um liderança tranqüila, intermediadora e que fizesse a defesa do Governo Federal.
Tenho certeza de que V.Exa. exercerá a Liderança com a mesma competência com que sempre desempenhou o seu papel de Parlamentar. Nós destacamos a sua defesa ao Governo Lula, intransigente como precisa ser, contra, inclusive, aquelas acusações esdrúxulas que acabamos de ouvir de pessoas comprometidas com um passado que deixou o Brasil nas condições em que está. E V.Exa. vai fazê-la com muita competência.
Salientamos também o brilhante trabalho que V.Exa. vem desempenhando na CPI da Casan, um trabalho investigativo, percorrendo este Estado em busca das irregularidades e tentando confirmá-las, fazendo com que o nosso trabalho tenha tanto sucesso. Inclusive, estamos sendo hoje citados como a CPI que resgata a credibilidade da Assembléia Legislativa.
Parabéns a V.Exa. Pensamos que estamos amadurecendo e que nós, parceiros de V.Exa., faremos um grande mandato durante este ano para que o PT tenha uma representação digna do nosso Governo Federal aqui em Santa Catarina, tanto na defesa deste Governo quanto na cobrança, para que ele faça aquilo que todos nós sonhamos e comprometemo-nos a fazer nas eleições.
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Obrigado Deputado Dionei Walter da Silva.
Neste sentido, gostaria de reforçar uma reflexão que fiz hoje, durante o encaminhamento da escolha da Liderança, do papel importante que V.Exa., Deputado Dionei Walter da Silva, tem desempenhado enquanto Presidente da CPI da Casan.
Sem dúvida nenhuma, junto com os demais colegas, Deputados Antônio Carlos Vieira, Mauro Mariani e João Rodrigues, nós temos levantado grandes distorções que estão presentes nesta investigação que estamos fazendo, apurando fatos seríssimos. E isso se dá graças ao brilhante trabalho, que vai muito além de um Partido Político e em defesa daquilo que é público.
O SR. Deputado Ronaldo Benedet - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O SR. Deputado Ronaldo Benedet - Deputado Pedro Baldissera, venho ao microfone de apartes para parabenizá-lo pela função da Liderança da maior Bancada desta Casa, a do PT, e para dizer que a sua responsabilidade é grande porque V.Exa. sucede Parlamentares de nome como Afrânio Boppré e da nossa Senadora Ideli Salvatti, que hoje é Líder do PT no Senado e que muito já nos orgulhou nesta Casa pelas suas posições sempre firmes e como excelente Parlamentar.
V.Exa. está de parabéns por ter recebido essa incumbência. Deve ser um grande orgulho ser Líder da Bancada do PT, já que o seu Partido governa o País hoje e tem o nosso Partido como aliado no Congresso Nacional, apoiando o Governo Lula. E com muita firmeza V.Exa. deve, sim, de cabeça erguida, defender o Governo Lula na tribuna desta Casa.
Parabéns a V.Exa. por essa função!
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Agradeço a V.Exa. pelo seu aparte, nobre Líder Ronaldo Benedet.
Gostaria de dizer que o Partido do Trabalhadores, sem dúvida nenhuma, estará sempre à disposição na defesa daquilo que é público e dos interesses da grande maioria deste nosso povo catarinense.
Nesse sentido, queremos estar juntos nesta caminhada, na defesa daquilo que é público e de interesse da grande maioria deste nosso povo catarinense.
O Sr. Deputado Mauro Mariani - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O SR. Deputado Mauro Mariani - Deputado Pedro Baldissera, quero cumprimentá-lo por essa nova missão que o amigo Deputado vai desempenhar, liderando o Partido dos Trabalhadores e dizer que competência não lhe falta. Eu, que estou tendo a felicidade de conviver com o amigo não só na CPI da Casan, mas também na Comissão da Agricultura, aprendi a conhecer e a admirar o Deputado Padre Pedro Baldissera. Tenho certeza de que o PT fez uma bela escolha, como também seria a do Deputado Dionei Walter da Silva. Não tenho dúvidas de que V.Exa. tem todos os predicados que um homem público necessita para desempenhar esse papel importante num dos Partidos hoje importantíssimo para Santa Catarina e para o Brasil.
Parabéns ao Deputado e parabéns à Bancada do PT!
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Obrigado, Deputado Mauro Mariani.
Ao mesmo tempo quero externar aqui o meu reconhecimento pelo importante trabalho que V.Exa. faz enquanto Relator da Comissão que investiga as ações da Casan. É um brilhante trabalho e V.Exa. traz presente a experiência que teve no Executivo de Rio Negrinho.
O Sr. Deputado Afrânio Boppré - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
O Sr. Deputado Afrânio Boppré - Deputado Pedro Baldissera, depois de tudo que já foi dito, gostaria de aproveitar a oportunidade para abordar dois aspectos.
O primeiro é que considero um dos atributos importantíssimos - e vejo que V.Exa. o reúne - o compromisso com os movimentos sociais. Creio que essa sua sensibilidade, essa sua capacidade de interação do seu mandato, da sua figura pública, já que é um homem experiente, pois foi Prefeito do Município de Guaraciaba e reeleito com uma votação significativa, representa para nós uma liderança com estatura política de solidez. Há necessidade de todo o homem público ter a capacidade e a sensibilidade de se envolver com os movimentos sociais.
Então, quero somar a todos os atributos que já foram aqui lançados com relação a V.Exa. esse elogio que faço abertamente a sua pessoa, e desejar, efetivamente, neste mandato da Liderança do Partido dos Trabalhadores, a maior Bancada da Assembléia Legislativa, com nove Deputados qualificados, felicidade e sucesso, porque quem ganha com isso é o Partido dos Trabalhadores.
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Muito obrigado, Deputado Afrânio Boppré.
Antes de encerrar o meu pronunciamento, gostaria de reconhecer o seu empenho, a sua firmeza, a dedicação e o seu exemplar trabalho enquanto Líder nesta Casa, Deputado Afrânio Boppré.
Sem dúvida nenhuma, para mim, que cheguei no ano passado, foi um grande aprendizado, e já tive a oportunidade de dizer isso pessoalmente em outros momentos, quando nos encontramos para debater a condução do Partido dos Trabalhadores.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Deputado Pedro Baldissera, mais uma vez, o Partido dos Trabalhadores mostrou unidade elegendo V.Exa. por unanimidade para ser o seu representante na defesa do Governo Lula e para, de cabeça erguida, ter uma Bancada atuante neste ano eleitoral na Assembléia Legislativa.
Parabéns a V.Exa.!
O SR. DEPUTADO PEDRO BALDISSERA - Muito obrigado, Deputada Ana Paula Lima.
Sem dúvida nenhuma, o encaminhamento dado na noite de ontem e no dia de hoje foi feito da melhor forma possível. É o jeito que o Partido dos Trabalhadores tem de sentar, de debater, de discutir e de buscar o consenso. E foi isso que nós, os nove Parlamentares, buscamos na tarde de ontem e na manhã de hoje, exatamente no encaminhamento da Liderança e no encaminhamento também de todas as diferentes Comissões.
Nesse sentido, quero aqui externar o meu sincero agradecimento pela confiança que a Bancada e a Executiva do Partido dos Trabalhadores depositaram em mim.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)