Pronunciamento

Nilso Berlanda - 021ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/03/2019
DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Comunica que recebeu o título de Cidadão Bomjardinense, na cidade de Bom Jardim da Serra, e que foi indicado pela vereadora Marinalda, agradece a todos os vereadores do município.
Relata a visita do governador Moisés, no Presídio Industrial de São Cristovão do Sul, na última segunda-feira, onde o mesmo entregou 45 viaturas novas ao Deap, Departamento de Administração Prisional. Comenta que o mesmo ficou por 2h30 visitando todo o complexo, juntamente com nove secretários de Segurança Pública do País, e mais 13 de outros estados. Cobra o aumento do efetivo policial no município, já que a cidade possui 5.400 habitantes e 1.600 presos. Procede à apresentação de vídeo, com mostra de todo o complexo prisional e os detentos trabalhando.
Destaca que o estado catarinense é exemplo de sistema prisional para outros estados, o Presídio de São Cristovão do Sul tem três empresas no seu complexo, os detentos trabalham, recebem um salário, e à noite vão para a escola do presídio estudar. Registra que não sobra tempo para o detento ficar na ociosidade, não existe mais fugas, foi um projeto que deu certo.
Encerra elogiando a deputada Ada De Luca pelo seu esforço e trabalho desenvolvido quando esteve à frente da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Elogia o deputado por sua contribuição e incentivo como empresário na causa dos presídios, ajudando na ressocialização dos presos. [Taquígrafa: Ana Maria]