Pronunciamento

Neodi Saretta - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/03/2019
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Tece comentários a respeito da falta de medicamentos e outras demandas na área da saúde do estado, exemplificando a carência de Herceptil, que trata o câncer de mama, na região do meio-oeste. Assim, solicita urgentemente a providência do referido remédio. Salienta que, na condição de presidente da comissão de Saúde, vivencia a demanda das pessoas, bem como a situação nos hospitais, e entende de suma importância buscar uma solução.
Comunica que visitou o seu gabinete um representante da entidade representativa dos trabalhadores rurais do município de Faxinal dos Guedes, que vieram trazer pautas dos sindicatos, da Fetag e da Contag, relacionadas à agricultura familiar catarinense e brasileira, onde destaca a carta elaborada no encontro de um seminário nacional em que foram elencados itens, como o de "promoção da agroecologia como prática produtiva que valorize e respeite as relações ambientais e sociais". Considera de fundamental importância o apoio ao setor da agricultura familiar, que é a base do desenvolvimento.
Também, fala a respeito da Reforma da Previdência, a qual considera um equívoco e, por isso, irá debater mais adiante. Entende como uma penalização a idade de 60 anos imposta à mulher agricultora, porque se lutou muito para conquistar os atuais 55 anos. [Taquígrafa: Sílvia]