Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 035ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/05/2007
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Clésio Salvaro, quero cumprimentar v.exa., os srs. deputados e as sras. deputadas, e dizer que vou dividir o tempo com o deputado Elizeu Mattos.
Eu também quero agradecer, primeiramente, às lideranças do PP, do PDT e do PT por terem permitido a inversão de horário, uma vez que devo conduzir a reunião da comissão de Agricultura, que receberá a visita do presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina/Brasil, dr. Renato Marin, e também o secretário Mauro Beal.
Nós estamos recebendo aqui, hoje, srs. deputados, nada mais nada menos do que a maior associação de produtores orgânicos da Itália, e eu quero cumprimentar, deputado Dirceu Dresch, o sr. Natalie Marcomini, que veio ao Brasil assinar um protocolo de intenções com a Câmara Italiana de Santa Catarina. A assinatura será feita amanhã, das 9h às 11h, numa conferência que será proferida por ele no auditório da Epagri.
E essa comissão de Santa Catarina, composta por técnicos de vários órgãos do ministério da Agricultura, do Icepa, da Cidasc e da Epagri, terá a oportunidade - sr. Natalie Marcomini, v.exa. é bem-vindo ao nosso Parlamento... E a Itália tem dado exemplos nesse setor, sendo que os produtos orgânicos têm tomado boa parte do mercado daquele país. E não é diferente aqui no Brasil, especialmente em Santa Catarina, onde nós começamos um trabalho com dificuldade, mas que vem sendo desenvolvido pelos nossos agricultores, pelos nossos técnicos. Estamos conseguindo buscar espaço nessa atividade, dando para a nossa agricultura, especialmente para a agricultura familiar, uma oportunidade de diversificação e de renda para os pequenos produtores, com produtos que podem ser comercializados, deputado Dirceu Dresch, inclusive em mercados que podem ajudar e que podem ser escolhidos até por pessoas que têm um poder aquisitivo melhor do que a própria média do poder aquisitivo dos brasileiros. Esse produto é recomendável e tem, sem dúvida nenhuma, um franco mercado aberto. E poderemos, com certeza, ampliar muito mais a nossa produção, pois teremos um maior consumo.
E aqui está um representante de uma cooperativa italiana, de uma associação italiana - e a Itália é um exemplo de pequenas cooperativas e associações -, buscando negócios, convênios aqui, para que possamos, daqui a pouco, exportar esse produto.
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não! Concedo-lhe um aparte para que v.exa possa também discorrer sobre este importante assunto.
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - Obrigado pelo aparte, deputado Moacir Sopelsa.
Quero cumprimentá-lo e parabenizá-lo por abordar este tema, porque a nossa saúde depende da nossa alimentação. E com certeza cada vez mais a sociedade brasileira também se conscientiza da importância de buscar produtos de melhor qualidade para, a partir da alimentação, ter a saúde necessária.
Com certeza os italianos, os nossos irmãos, têm muito a contribuir como toda a Europa, tanto com organização, deputado Moacir Solpesa, da produção das pequenas cooperativas, quanto também com as experiências que eles construíram, talvez de muitos anos a mais do que nós aqui no Brasil. Nós temos muitas iniciativas e acho que a Epagri está desenvolvendo algumas experiências na área de pesquisa muito interessantes. E o grande debate para nós é o seguinte: como essas empresas públicas, como a Epagri, a Embrapa e outras, podem nos ajudar a fortalecer esse trabalho?
Visitas como essas são sempre bem-vindas porque podem nos ajudar a trocar experiências, a conhecer mais e a fortalecer esse trabalho que a sociedade tanto procura.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Dirceu Dresch.
Antes de concluir, quero cumprimentar, mais uma vez, o nosso presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina e do Brasil, dr. Renato Marin, que, junto com uma equipe de parlamentares da Assembléia Legislativa, da qual eu tive a oportunidade de fazer parte, foi à Itália tratar de assuntos como esse. Espero que estejamos colhendo, quem sabe, dr. Renato, os primeiros frutos daquela missão que teve a sua participação, a sua liderança.
Da mesma forma, quero falar da audiência pública que tivemos, ontem, a pedido do deputado Dirceu Dresch, ocasião em que se falou sobre a inspeção nas pequenas indústrias.
O assunto que vamos debater hoje, às 18h, com o secretário da Agricultura, também na comissão de Agricultura, é sobre a questão, ainda difícil de falar e de admitir, do embargo da carne suína pela Rússia. O nosso estado, que daqui a duas semanas deve receber o certificado de estado livre de febre aftosa, reconhecido pela OIE, infelizmente não pode vender os seus produtos de alta qualidade, e qualidade essa que pode ser comparada a de qualquer país. Portanto, Santa Catarina, que tem a melhor sanidade do país, sem dúvida nenhuma, está passando por essa dificuldade.
O secretário da Agricultura virá a esta Casa, a pedido do deputado Reno Caramori, para que os deputados da comissão da Agricultura possam também discutir este assunto.
Era o que tínhamos a dizer.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)