Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/03/2010
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sra. deputada Ada De Luca e srs. deputados, eu gostaria apenas de justificar que o deputado Pedro Uczai, como fez uma troca de horário comigo, falará depois, no horário da minha inscrição.
Mas, srs. deputados, quero trazer hoje um assunto que me deixou muito feliz. Alguns anos atrás, em Seara, na região de Concórdia, uma propriedade agrícola passou a transformar o biogás, os dejetos suínos em energia elétrica, energia essa que depois foi ligada à rede da Celesc.
Deputado Edison Andrino, isso funcionava de um jeito em que o produtor podia, deputado Ismael dos Santos, recuperar a energia que consumia na propriedade dele através da energia que produzia a partir dos dejetos suínos. Mas na época isso foi desligado porque não oferecia segurança, vamos dizer assim; era um projeto que não tinha tecnologia, era uma coisa simples de um produtor.
Semana passada, a Aneel autorizou a todas as distribuidoras de energia elétrica tratar desse assunto. No Paraná esse assunto está sendo discutido e a Copel já está realizando esse programa. E ontem, conversando com o governador, ele nos dizia que queria lançar esse programa ainda no seu mandato.
Hoje de manhã, na Celesc, em conversa com o engenheiro Antônio e com o dr. Paulo Meller, que é o responsável pelo programa, foi-me garantido que já há uma propriedade em Videira, a título de experiência, funcionando com tecnologia, com os painéis dando a segurança para se ligar a energia na rede da Celesc e desligá-la quando a rede for desligada, dando também um equilíbrio na distribuição da energia. E esse mês, ou em Videira, ou em Chapecó, ou em Concórdia, o governador lançará o programa. E digo que fiquei feliz porque o programa tem duas posições que deve alegrar todos. A primeira é que na distribuição dos dejetos para o adubo químico vamos usar dejetos que foram tratados e que não poluem mais.
E não tenho nenhuma dúvida de que Santa Catarina tem, acredito, em torno de 18 mil propriedades criadoras de suínos. E essas mesmas propriedades, ao invés de desembolsar dinheiro no fim do mês para pagar a energia elétrica, vão receber da Celesc pelo uso. É claro que terá que ser feito um investimento, mas, acima de tudo, além de ajudarmos no meio ambiente, vamos criar um programa social que vai atender o nosso pequeno produtor e dará oportunidade de trabalhar com os biodigestores, que vão transformar o dejeto suíno em energia elétrica.
Quero, primeiramente, cumprimentar o governador, que teve a determinação para que isso fosse feito. Em segundo lugar, gostaria de dizer que o programa começou ainda quando o dr. Eduardo Pinho Moreira era presidente da Celesc. Em terceiro lugar, devo registrar que a Celesc é que foi buscar a tecnologia para implantarmos o programa e assim darmos essa oportunidade para o estado de Santa Catarina.
Gostaria de pedir aqui a atenção da imprensa porque esse é um programa que vai realmente atender o meio ambiente e a nossa questão social.
Mais uma vez, Santa Catarina, o nosso governo, a Celesc e os nossos produtores vão ter a oportunidade de ver um programa que vem ao encontro daquilo que fomos buscar.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Nobre deputado, gostaria de parabenizá-lo pelo tema. Sei que v.exa. faz um grande trabalho no oeste de Santa Catarina.
Quero dizer que em Canoinhas, mais precisamente no município de Três Barras, também temos uma granja que já produz energia com biodigestores, a granja do nosso companheiro Márcio Pereira. Já faz dois anos que está funcionando e tenho certeza de que é mais um catarinense que vai usufruir desse programa com a Celesc.
Parabéns pelo tema, deputado Moacir Sopelsa.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Antônio Aguiar.
E o que acontece, deputado Padre Pedro Baldissera, é que se o investimento que precisa ser feito for para o uso apenas da propriedade, não vale a pena e o produtor não tem como fazer esse investimento. Mas com a possibilidade de comercializar essa energia, com a garantia da Aneel de que as empresas distribuidoras, no nosso caso a Celesc, possam comprar, nós vamos viabilizar esses projetos.
O Sr. Deputado Padre Pedro Baldissera - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Padre Pedro Baldissera - Deputado Moacir Sopelsa, v.exa., que foi secretário do governo do estado, fala sobre isso com muita propriedade e conhecimento.
Nós sabemos da importância desse programa para os nossos agricultores e agricultoras - e não temos dúvida nenhuma disso -, principalmente na sua região, que tem uma densidade enorme na questão dessa cultura, que é o trabalho com a suinocultura. E a nossa região do extremo oeste do nosso estado também tem um potencial muito grande nessa cultura.
Como v.exa. tem frisado, faz bem ao meio ambiente e, ao mesmo também, é uma forma de gerar divisas para os próprios agricultores, agora com o aval da própria Aneel.
Parece-me que é muito oportuno o tema. Já participei de algumas inaugurações, em Itapiranga, em Chapecó, de biodigestores e parece-me que é por lá o caminho.
Deixo o meu reconhecimento, e estamos avalizando esse trabalho importante que o próprio governo está implementando.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Padre Pedro Baldissera, e incorporo o seu apoio ao meu pronunciamento.
Quero dizer que é dessa forma, com o entendimento e o reconhecimento da Aneel, com a força das empresas - no caso do Paraná, a Copel, e em Santa Catarina, a Celesc -, que nós vamos buscar esse entendimento para ajudar a colocar alguma coisa de recurso também na propriedade do nosso interior.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Eu quero cumprimentá-lo, eminente deputado Moacir Sopelsa. Sabemos da sua atuação brilhante como prefeito. Veio para esta Casa e tem defendido aquela região de corpo e alma, com muita garra e determinação. Por isso os resultados vão aparecendo a cada instante.
Gostaria de cumprimentá-lo e dizer que temos um governo que tem sido parceiro por toda Santa Catarina. Agora haverá um investimento, em Lauro Müller, de R$ 200 milhões na termoelétrica. E com o Prodec e o Pró-Emprego, que o governo colocou, nós estamos indo a passos largos.
Portanto, quero cumprimentar v.exa. e dizer do trabalho extraordinário que faz neste Parlamento. E aquilo que v.exa. está colocando é o presente que se pode proporcionar para a população da região, como outros que v.exa. já levou e vai levar.
Parabéns!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Manoel Mota. E na sua região de Braço do Norte a suinocultura também tem uma produção expressiva e uma concentração muito grande.
Hoje, é possível atender o pequeno agricultor através do programa, deputado Décio Góes, pois ele pode canalizar o gás para um determinado local somente, e não vou dizer uma dúzia ou meia dúzia de pequenos produtores, e de lá ligar essa energia para a rede da Celesc.
Eu fico muito feliz ao trazer aqui essa possibilidade de o governador Luiz Henrique, ainda este mês, autorizar a Celesc a fazer esse programa...
(Discurso interrompido pelo término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)