Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/02/2014
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas e público que acompanha esta sessão.
Deputado Renato Hinnig, v.exa. falou sobre o dia de tecnologia da CooperAlfa em Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte, no dia de ontem. Quero pegar uma carona no seu pronunciamento e dizer que no início deste mês tivemos o primeiro dia de tecnologia da Cooperativa Itaipú em Pinhalzinho. Logo, em seguida, houve em Chapecó o dia de tecnologia da CooperAlfa, depois em Concórdia o da Copérdia, em Videira o da Coopervil. Ontem a vez da Copercampos e também da CooperAlfa em Bela Vista do Toldo.
Vou continuar com esse assunto pela importância do cooperativismo no estado e porque os chamados Dias de Campo são fundamentais na questão da avaliação dos produtores, pois esses podem conhecer novas tecnologias, deputada Luciane Carminatti, v.exa. que representou esta Casa em Chapecó.
Assim os produtores podem conhecer novas tecnologias em sementes. Há 15, 20 anos atrás se falava muito com relação à produtividade do milho em 50, 60 sacos por hectare, e hoje se fala em mais de 200. Na questão da genética animal, há muitos anos, o suíno precisava de nove meses para pesar 100 quilos, e hoje produz-se 100 quilos de carne com quatro meses. Na produção de leite, antes uma vaca produzia oito, doze litros de leite por dia, hoje são mais de 40 litros por dia. Tudo isso está demonstrado nos Dias de Campo das cooperativas. Sem falar da troca de experiência que acontece sobre os implementos que cada um faz para melhorar a sua produtividade.
Então, quero deixar registrado aqui que esta é a melhor forma de continuarmos desenvolvendo o estado de Santa Catarina, que tem pouco mais de 1% do território brasileiro e coloca-se como o quinto produtor de alimentos do país. É claro que a tecnologia é fundamental, bem como toda a estrutura do agronegócio, das indústrias, das cooperativas, mas precisamos reconhecer acima de tudo o trabalho do produtor catarinense.
Eu tenho dito em meus pronunciamentos, deputado Antônio Aguiar, que existem indústrias que dizem que os estados do Paraná, Mato Grosso, Goiás, o centro-oeste, são mais confortáveis para a produção de carnes na questão da suinocultura, da avicultura, são mais competitivos. Acho que é verdade, pois a produção daquilo que é mais importante para a sobrevivência desses animais, o milho e a soja, tem o preço diferenciado.
Quando o seu Atílio Fontana escolheu Santa Catarina para instalar a Sadia; o sr. Aury Bodanese, a Aurora; o sr. Saul Brandalise, a Perdigão; o sr. Pagnoncelli, o Frigorífico Pagnoncelli, em Joaçaba; o seu Plínio Denez, o Frigorífico Chapecó, em Chapecó; eles não escolheram a melhor topografia. Eles escolheram onde havia os melhores agricultores. Não tenho nenhuma dúvida de afirmar isso.
Temos um agricultor que não tem sábado, que não tem domingo, não tem feriado, não tem férias. Esse produtor joga com o clima e também conta com a sorte nos preços, mas nem por isso o nosso produtor de cebola deixou de produzir dois mil ou três mil quilos, há 10 anos, de cebola por hectare e hoje produz seis mil ou sete mil quilos. Aplicou a tecnologia com o sacrifício do seu trabalho, e hoje consagro a atividade dentro do nosso estado.
Então, não me preocupo quando dizem que vão embora, porque vão encontrar melhores condições para trabalhar. Preocupo-me, sim, pois não temos a infraestrutura, não temos a logística que precisaríamos ter. Se quisermos manter essa atividade no estado, precisaremos brigar por ferrovias, por melhores rodovias e para que a carga tributária que está sobre a cesta básica dos alimentos, pois está além daquilo que o consumidor e o produtor podem pagar, diminua. Eu quero deixar aqui registrado o meu reconhecimento a essa atividade.
Quando se divulgou os dados sobre emprego no país, Santa Catarina aparece como o estado que mais ofereceu emprego agora no último mês. O primeiro lugar desses empregos oferecidos em Santa Catarina está o agronegócio, vindo do trabalho da agricultura. É um setor que tem importância, sim; é um setor que precisa ser visto; é um setor que precisamos ajudar para que continue crescendo e ajude a dar dignidade às famílias.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Gostaria de cumprimentá-lo pelo tema trazido a esta Casa. O tema agricultura é, sem dúvida nenhuma, o tema do momento, porque vemos o produtor que trabalha, que dá o sangue pela sua família e pelos seus trabalhos e também vemos as maiores colheitas do estado. A produção da agricultura no planalto norte é o maior ano de produtividade que já se teve na área do milho, soja e fumo.
Parabéns a v.exa. por valorizar cada vez mais o nosso agricultor.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - V.Exa. fez importantes colocações.
Quero dizer que como Santa Catarina é um estado dependente de milho e soja de outros estados, o planalto norte se for dado um tratamento diferenciado poderá aumentar a produção de cereais e, assim, sermos menos dependentes daquilo que somos dos outros estados.
O Sr. Deputado Carlos Chiodini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAOCIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Carlos Chiodini - Muito obrigado pelo aparte, deputado Moacir Sopelsa. Gostaria de salientar o tema que v.exa. usa no horário do nosso partido, PMDB, até pelo seu conhecimento, pela história de vida na agricultura e como secretário das políticas rurais de nosso estado, no governo Luiz Henrique da Silveira. Também enalteço a figura do nosso agricultor, sempre lembrando que o nosso estado tem um pequeno percentual, pouco mais de 1% da área brasileira, mas é o estado que tem mais propriedades rurais caracterizadas pela agricultura familiar.
Este ano está em substituição a sua liderança, pois terei a oportunidade de ser presidente da comissão de Agricultura e Política Rural. V.Exa. colocou aqui a minha região, a minha cidade que é eminentemente industrial e um dos grandes polos industriais do estado de Santa Catarina, mas também a nossa região é proeminente na cultura da banana, sendo um dos maiores produtores. Temos grandes indústrias de arroz sediadas na nossa região, dentre centenas e milhares de produtores.
Então, o estado de Santa Catarina tem esse diferencial na nossa agricultura, que é estar espalhada em todo seu estado com potencialidades enormes. É muito oportuno o seu pronunciamento.
O SR. DEPUTADO MAOCIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Carlos Chiodini, v.exa. que foi o nosso líder até poucos dias e que assume agora a Presidência da comissão de Agricultura e Política Rural. Tenho absoluta certeza de que fará um grande trabalho, porque mesmo não sendo um profícuo conhecedor da atividade, sei da sua vontade e desejo de fazer um bom trabalho.
O oeste de Santa Catarina e muitas vezes nos pronunciamentos dos deputados dessa região afirmamos a suinocultura, a avicultura, mas o estado catarinense é também o maior produtor de cebola, está entre os maiores produtores de alho e é o maior produtor de banana. E sei da importância que tem essa atividade na sua região. O estado de Santa Catarina explorou e é hoje o maior produtor de moluscos, de ostras, de marisco, de camarão, que são atividades que vêm da agricultura, e não importa se é do litoral, do norte ou do sul.
Por isso, finalizo dizendo que se pergunta às vezes de onde vem o leite para uma criança, muitas vezes ela responde que vem do supermercado, mas não é verdade, ele vem do trabalho do nosso agricultor lá na propriedade agrícola.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)