Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 005ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/02/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Deputado Valmir Comin, quero apenas deixar registrado, com a compreensão do deputado Manoel Mota, que amanhã terei a felicidade de estar representando esta Casa num dia de campo, deputado Manoel Mota, realizado pela Copérdia, em Concórdia. As cooperativas, deputado Valmir Comin, que v.exa. tem na sua região fazem um grande trabalho. E também, deputado Manoel Mota, levarei mais obras para aquela região, através do governo.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, visitantes que prestigiam na tarde de hoje o Parlamento catarinense, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, quero, primeiro, fazer um reparo. O eminente deputado Joares Ponticelli esqueceu que ainda estamos lembrando que o seu partido foi o primeiro que entrou na Justiça pedindo a questão do deputado Décio Góes, o PP, depois o PMDB fez parte. Só que v.exa. esqueceu de que ainda lembramos disso. O seu partido fez parte do afastamento do eminente deputado Décio Góes da prefeitura de Criciúma.
Quero aqui também dizer, deputado Moacir Sopelsa, que o governador do estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, neste instante encontra-se em Criciúma, e esteve em Nova Veneza, assinando um convênio com o prefeito municipal e também levando recurso para aquela rodovia, que o ex-governador Esperidião Amin bateu o sino para assumir como padre o compromisso, mas que não cumpriu. Então, o governo Luiz Henrique está fazendo. E logo em seguida vão inaugurar um ginásio de esportes, na Vila Nova, que ajudei evidentemente a levar recursos. Ele também está assinando um convênio de pavimentação e asfalto na praia da Barra Velha, ou seja, o governo continua trabalhando para o povo de Santa Catarina.
Queria aqui poder dizer que o governador Luiz Henrique da Silveira foi três vezes prefeito de Joinville, foi deputado estadual e várias vezes, em cinco legislaturas, deputado federal. É um homem honrado e ético, renunciou à prefeitura de Joinville, disputou como cidadão comum e ganhou a eleição do então mito Esperidião Amin. Perdeu no primeiro turno, mas ganhou no segundo turno, conquistando a eleição e administrando Santa Catarina. E vieram as eleições municipais. Aí, muda de São José, o prefeito Dário Berger ganha a prefeitura de Florianópolis. E o Partido do eminente deputado Joares Ponticelli o que fez? Entrou na Justiça para derrubar a eleição, mas perdeu. Perdeu no TRE e entrou no TSE, mas também perdeu. E na nova eleição 2006/2007, o que aconteceu? Perdeu no primeiro turno, perdeu no segundo turno, apelou para o tapetão, mas perdeu no TRE e agora evidentemente continua lutando.
Não adianta dizer quem entrou com a ação, porque foi o delegado que representava a coligação Salve Santa Catarina; portanto, não adianta discutir, ou seja, quem entrou na Justiça foi a coligação. Inclusive, neste instante existem alguns problemas adversos em Brasília, mas com certeza a Justiça que faz justiça com tranqüilidade vai levar esse processo, dando condições para que um homem de bem, um homem ético, um homem honrado, continue administrando o estado de Santa Catarina.
Hoje qual é a questão da mídia? A questão da mídia é que se não existissem obras, não haveria problemas, eminente deputado Darci de Matos. Mas como existem obras e mais obras... Olhem quantos acessos pavimentados em todas as prefeituras de todos os partidos. E hoje está saindo um convênio com a prefeitura de Içara, que é do PP, porque o governador não discrimina ninguém, ele está governando para o povo catarinense, com aqueles que ganharam as eleições, seja lá onde for. Se ganhou a eleição, tem a participação efetiva, porque ele não administra com rancor, administra com competência, com sabedoria, com todas as prefeituras municipais de Santa Catarina, de todos os partidos.
Então, não tenho dúvida nenhuma que neste momento, com tranqüilidade, sabemos perfeitamente que o governo está indo muito bem. Até ontem recebeu das associações empresariais de Santa Catarina, da Federação dos Lojistas de Santa Catarina, total e integral apoio e solidariedade. Isso representa o povo de Santa Catarina, a voz empresarial do nosso estado, que gera emprego e que gera renda. E nunca em nenhum momento Santa Catarina teve no estado uma participação tão grande como tem agora.
Foram implantados programas e mais programas para o estado ser competitivo, assim como um investimento de 300 milhões de dólares em Itajaí, de 350 milhões de dólares em Curitibanos, mais de 300 milhões de dólares na terra do eminente deputado Antônio Aguiar, Canoinhas, e mais de 300 milhões de dólares serão investidos aqui, no Alto Vale, pelo Grupo Votorantin. E agora, no sul, aquela empresa de Caxias do Sul, que fabrica uniformes e materiais esportivos para todo o Brasil, está para se instalar na cidade de Içara.
Então, o estado está competitivo e buscando investimentos fortes para Santa Catarina, porque tem um homem honrado, um homem ético, que trabalha buscando resultados para o povo catarinense, pois o povo elegeu o governador e os deputados não por serem bonitos, novos, velhos, carecas ou cabeludos, mas para buscarem resultados. E quando o eleito não busca resultados, é mais um político que frustrou o povo, como aconteceu com os políticos que frustraram o povo e ficaram sem resultados. Realmente, estamos tendo investimentos reais que geram emprego, renda, desenvolvimento e qualidade de vida para o povo de Santa Catarina. E sentimo-nos orgulhosos de poder realizar, trabalhar e dar resposta e resultado. E é isso o que fizemos.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não!
O Sr. Deputado Darci de Matos - Obrigado, deputado. Não poderia deixar de aparteá-lo para dar o meu depoimento, que é muito parecido com o depoimento de v.exa. e da grande maioria dos deputados da base do governo, que se revezaram nesta tribuna, falando do desenvolvimento do nosso estado, da qualidade de vida de Santa Catarina e falando sobretudo da vida, da história e do trabalho que o governador Luiz Henrique da Silveira tem feito, ao longo dos anos, dirigindo o estado de Santa Catarina.
Mas nós, joinvilenses, conhecemos Luiz Henrique mais do que ninguém; por isso, sabemos que se trata de um homem inteligente, trabalhador, dedicado, com as mãos limpas e ético. E imbuídos desse espírito, dessa razão, temos plena convicção de que o governador haverá de ser inocentado pela Justiça. Mais do que isso, sábado, às 10h, o prefeito Marco Antônio Tebaldi, com o apoio de todas as forças políticas de Joinville e de toda a sociedade civil organizada, estará organizando um ato de desagravo, uma manifestação, certamente com milhares de joinvilenses, de solidariedade ao nosso governador Luiz Henrique da Silveira, porque ele merece o apoio não só do joinvilense, mas de todo o povo de Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Defendo-o com convicção. É um homem honrado, que busca resultados. Por isso, Santa Catarina vai muito e muito bem. E acreditamos com muita tranqüilidade na Justiça...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)