Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 069ª SESSÃO ORDINARIA

Em 29/06/1999
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, faço uso da palavra para cumprimentar e agradecer duas entidades. Inicio cumprimentando a Embrapa e seu Centro Nacional de Pesquisas de Suínos e Aves pela passagem do seu 24º aniversário de estabelecimento no Município de Concórdia, onde a Comissão de Agricultura se fez presente, a fim de poder levar o apoio da Assembléia Legislativa.
A Embrapa, nesses 24 anos, através do seu corpo técnico e dos seus funcionários, pôde contribuir para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina e do nosso País, especialmente no setor da suinocultura da avicultura.
Durante o evento, foi feita uma justa homenagem a alguns pesquisadores, que, com o seu trabalho ao longo desses 24 anos, puderam viabilizar a suinocultura e a avicultura catarinense, fazendo com que o nosso Estado seja um dos maiores produtores de alimentos.
O Estado de Santa Catarina contribui com o abate de mais de 70% dos suínos abatidos com inspeção federal. É esse o trabalho que a Embrapa viabiliza para colocar este Estado em primeiro lugar na produção de produtos industrializados, através da agroindústria.
No sábado, na cidade de Chapecó, pudemos ver o trabalho realizado pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos, que procura divulgar a carne suína numa parceria com a RBS e com a Prefeitura Municipal de Chapecó, e lá estavam o Ministro da Agricultura e os Governadores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Também estavam presentes o Presidente da Comissão da Agricultura, Deputado Gelson Sorgato; o Deputado Milton Sander, como anfitrião; os Deputados Jaime Mantelli, Pedro Uczai, Reno Caramori e outros Deputados da região oestina.
Portanto, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, nessa parceria, pôde desenvolver e dar impulso à suinocultura catarinense, tendo entregado, através da Comissão de Agricultura, na pessoa do seu Presidente, um documento ao Ministro, para que possa olhar para esse setor que, como disse, tem uma representação importante e muito grande no contexto econômico do nosso Estado.
Srs. Deputados, é no campo que temos as melhores oportunidades de trabalho; é no campo que podemos encontrar uma forma de dar emprego com menos custos, desde que tenhamos uma política agrícola voltada para esse setor, que tem contribuído tanto para o sucesso do Plano Real.
Ouvimos do Sr. Ministro e do nosso Governador, Esperidião Amin, que não haverá de faltar empenho para que possamos ter aquela agricultura que sonhamos. Todos os Deputados têm defendido este setor, e eu, como tenho as minhas raízes na agricultura, não tenho dúvida de que será daí que iremos tirar o País desse sufoco.
Assim sendo, Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero deixar registrado nesta Casa o meu sincero cumprimento à Embrapa, à Associação Catarinense de Criadores de Suínos, à RBS, à Prefeitura Municipal de Chapecó e ao Governo do Estado pelo belo e grande evento que promoveram.
O Sr. Deputado Milton Sander - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Milton Sander - Nobre Deputado, testemunhamos a magnitude do evento que se realizou na cidade de Chapecó no último final de semana, que representou um estímulo do Governo Federal, dos Governos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul a um dos mais importantes setores para a nossa economia, principalmente da região Oeste.
Acredito na palavra do Governador, que tem como meta nesses quatro anos tornar o nosso Estado novamente auto-suficiente na produção de milho, já que este cereal é um dos principais componentes da ração alimentar, tanto de suínos quanto de aves. Só isso já justificaria os aplausos que poderíamos dar a essa iniciativa do Governo.
Quero congratular-me com a Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, que esteve em Chapecó representando o Poder Legislativo, representando Santa Catarina nesse evento da maior importância sócio-econômica para a nossa região e para o nosso Estado.
Estamos todos de parabéns, e acredito que o próximo salão da agricultura haverá de ter uma repercussão ainda maior do que este realizado no Oeste do Estado.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Agradeço o seu aparte, Deputado Milton Sander.
Não tenho dúvidas de que tanto o Governo Federal quanto os Governos Estaduais, especialmente o do nosso Estado, irão olhar para esse setor, que entendo ser de grande importância para o nosso Estado.
Para finalizar quero cumprimentar o Secretário Executivo da Câmara de Vereadores de Concórdia, Roberto Kurtz Pereira, e o Secretário Executivo da Associação da Amauc, que aqui estão acompanhados de algumas lideranças do Meio-Oeste para poder levar projetos de interesse daquela região.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)