Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/02/2014
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Padre Pedro Baldissera, presidente desta sessão, srs. deputados, sras. deputadas, sras. e srs. assistentes, imprensa, também quero, deputado Padre Pedro Baldissera, na mesma esteira, primeiro, na direção do deputado Ismael dos Santos, registrar as nossas condolências pela perda do amigo, de uma pessoa muita digna, que construía amizades, que dedicou toda a sua vida ao estado e ultimamente a sua dedicação foi em uma das secretarias.
Todos nós devemos na nossa vida estender a mão àqueles que mais necessitam, e o dr. João José Cândido da Silva fez isso durante toda a sua vida, especialmente agora como secretário de Ação Social do governo Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira. Quero deixar em meu nome, com permissão da nossa bancada, os nossos sentimentos pelo passamento do dr. João Cândido.
Também, sr. presidente, quero deixar registrado nesta tarde, deputada Ana Paula Lima, deputada Luciane Carminatti, deputada Angela Albino, deputada Dirce Heiderscheidt, que estou no meu quarto mandato como deputado, mais um de prefeito e um de vereador. Passei pela Mesa Diretora, fui vice-presidente desta Casa, participei de muitas comissões, licenciei-me como deputado e fui durante o primeiro mandato de Luiz Henrique da Silveira, deputada Luciane Carminatti, secretário da Agricultura, mas ainda não tinha tido a felicidade de ser o líder da minha bancada nesta Casa. E a partir de hoje, por unanimidade dos nossos nove parlamentares, tive o privilégio, deputado Sargento Amauri Soares, de passar a liderar esta bancada. Sem dúvida alguma é uma bancada que tem responsabilidade, que sabe de seus compromissos e que tem feito o seu papel na Assembleia Legislativa, honrando os seus mandatos.
Por isso, quero deixar registrado o meu agradecimento. Sei da responsabilidade que tenho, mas vou procurar, como os líderes que me antecederam, especialmente aquele que me entrega o mandato hoje, deputado Carlos Chiodini, levar adiante esse trabalho e buscar um entendimento com os outros 39 parlamentares. Ninguém faz nada aqui sozinho. Somos 40 parlamentares e todos têm a responsabilidade de honrar, de cumprir e de fazer os seus mandatos voltados para os interesses da sociedade catarinense, deputado Neodi Saretta.
O Sr. Deputado Valmir Comin - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Concedo um aparte, com muito prazer, ao deputado Valmir Comin.
O Sr. Deputado Valmir Comin - Desde o meu primeiro mandato passei a conviver com v.exa. e quero parabenizar v.exa. pelo momento de exercer a condição de líder do maior partido que compõe este Parlamento. V.Exa. que já tem uma experiência vasta nesta Casa, que galgou vários postos importantes, desde a vice-Presidência, secretaria, Mesa Diretora, comissões, vai representar com dignidade e à altura o grande partido do PMDB.
Quero aproveitar o ensejo para saudar aqui o nosso presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, progressista que vem nos visitar e vem em busca de recursos do governo do estado para o município de Tubarão.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, o mesmo pensamento tenho sobre v.exa. Um deputado que cumpre com seus compromissos, com sua responsabilidade. Podemos muitas vezes aqui divergir sobre opiniões políticas ou de posições, mas sempre mantivemos o devido respeito.
O Sr. Deputado Neodi Saretta - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Neodi Saretta - Apenas para parabenizar v.exa. por assumir a liderança do PMDB. Quero dizer que a minha primeira intervenção, depois de ter sido escolhido líder pela bancada do meu partido, é de que vamos ter oportunidade da liderança, pois coincidentemente hoje nós dois, ex-prefeitos de Concórdia, estamos aqui sendo escolhidos pelas nossas respectivas bancadas para liderar. Parabéns a v.exa.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Da mesma forma, eu não tinha ainda conhecimento, quero cumprimentar v.exa. e desejar sucesso. V.Exa. também já foi presidente desta Casa, e tenho certeza de que vai conduzir a liderança com muita competência, com muita maestria, como v.exa. sempre fez na bancada do PT, que é uma bancada pela qual todos nós temos o devido reconhecimento. Agradeço as suas palavras e da mesma forma quero desejar sucesso a v.exa.
Depois que voltamos do recesso de fim de ano é o primeiro dia que uso a tribuna desta Casa. E quero aproveitar a oportunidade para cumprimentar todos os vereadores e prefeitos. A Fecam faz a sua reunião anual neste dia aqui, no centro de eventos. E por isso tive a oportunidade de ver muitos prefeitos em busca de melhorias para os seus municípios, em busca de incentivos, participando para discutir ações do municipalismo. Enfim, quero desejar a todos os prefeitos uma boa estadia e que possam conseguir o seu desejo a partir das suas propostas.
Durante o recesso aproveitei para fazer visitas às nossas bases, à nossa gente, e tive oportunidade de acompanhar o nosso governador e o nosso vive-governador nas ações no interior do estado, como ações na área de Segurança com entrega de viaturas. E fiquei feliz quando ouvi do governador que até abril deste ano nenhuma viatura que serve tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar terá mais do que três anos de uso.
Lembro-me de que, quando fui vereador em Concórdia, em 1983, a Polícia Militar dispunha apenas de um fusca velho. Hoje, podemos ver toda essa estrutura colocada à disposição da Segurança do estado de Santa Catarina.
Participei da inauguração de estradas. E cito como exemplo a estrada que vai de Xanxerê a São Lourenço do Oeste, totalmente remodelada, bem como o trecho de Xanxerê a Abelardo Luz. E a estrada que vem de Quilombo a Chapecó também está sendo revitalizada.
Tive a oportunidade na segunda-feira de ver a homologação das propostas da licitação do contorno viário de Seara, de Concórdia. Faço questão de deixar registrada a minha gratidão ao governador, ao vice-governador, ao secretário da Infraestrutura, porque são pleitos que a região há muito tempo pede. E acontecem quando há boa vontade daqueles que governam.
O governador Raimundo Colombo implementou nestes três anos o seu ritmo, o seu sistema de governo, e muitas reivindicações da população foram atendidas. Tenho consciência de que muita coisa ainda precisa ser feita, mas registro que houve a vontade do governador de viabilizar um governo voltado para as pessoas na área da Educação e da Saúde. Vi o professor, embora tenha consciência de que seu salário ainda não seja o que merece, mais contente; vi tanto os policiais militares como os civis também mais felizes. E quando vemos a população mais feliz, precisamos deixar a nossa gratidão a essas pessoas que fazem um bom trabalho.
Cumprimento o governador e sua equipe e desejo que ainda neste ano, um ano de eleição, possamos fazer política, disputar a eleição, mas acima de tudo colocar o interesse da sociedade e dos catarinenses. Assim estaremos cumprindo com o dever de político, de fazer política com nossos mandatos, que sem a homologação do eleitor não teríamos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)