Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 119ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/12/2013
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, saúdo o meu amigo vereador Volmar Gandolfi, presidente da Câmara de Vereadores do município de Palmitos. Vejo aqui vários amigos e amigas deste município, que estão acompanhando um projeto da Udesc para ser implantado. A Udesc que já esteve por lá instalada, encerrou suas atividades e ficou com o curso, não de nível superior, como queremos, mas uma emenda vai obrigar a Udesc a investir em Palmitos, Pinhalzinho e em outros municípios já que a Udesc - Universidade de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina -, tem que pensar nesses municípios e investir onde não tem outro curso superior.
Nós temos projetos da Udesc para Florianópolis, para a implantação do Curso de Direito. É um absurdo. Aqui temos outras faculdades, outros cursos.
Precisamos que a Udesc realmente atenda o nosso estado, principalmente a cidade de Palmitos, porque é uma luta de todas as lideranças do município, da câmara de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. Enfim, de todas as autoridades.
Eu não tinha programado usar este tempo, mas em consenso com o meu colega, deputado Ismael dos Santos, como amanhã teremos a votação do Orçamento, efetivamente, hoje, é o último dia de debates, de uso da tribuna nesta Casa, e é o momento de agradecer por este ano, de forma espiritual, a Deus pelas coisas boas que aconteceram, pelos projetos que passaram por esta Casa e pelas conquistas que a sociedade catarinense alcançou na sua luta pela democracia, por melhores direitos, por mais saúde, por mais educação, e também pelas questões salariais.
Ontem tivemos uma reunião com o secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni, e depois, com o governador, Raimundo Colombo. Verificamos ali o empenho que há do secretário da Fazenda em recompor a questão salarial nas categorias do estado, a valorização do servidor, a busca por uma remuneração digna, e todas as buscas que, principalmente, o governador Raimundo Colombo fez para tentar melhorar o nosso estado de Santa Catarina. A aproximação com a presidente Dilma Rousseff, a presidente que proporcionou, realmente, muitos recursos para o nosso estado e que estão representando melhorias para a população, mas ainda temos absurdos, temos dificuldades. Ontem ouvimos o relato do governador Raimundo Colombo, por exemplo, sobre a obra do contorno de Criciúma, que é uma obra necessária, é uma obra que a população quer e o estado precisa, mas durante a sua execução detectaram sinais de sambaqui, e o próprio Deinfra, que executa a obra, chamou os órgãos competentes para estudar. Não é no leito da via, é próximo à via.
No sábado a Procuradora da República chegou lá para mandar parar a obra com um mandado que conseguiu como se fosse a maior coisa do mundo conseguir parar uma obra.
Então, enquanto estamos vendo o estado querendo realizar obras, a busca de recursos, o governo federal ajudando, pessoas vibram quando conseguem paralisar uma obra, como a transavaiana, que é como chamam popularmente o nosso acesso ao aeroporto, tendo em vista a burocracia, as exigências ambientais absurdas. Claro que todos queremos preservar o meio ambiente.
Ontem votamos uma lei de minha autoria, e agradeço todos os deputados, sobre a questão do abastecimento de veículos, uma lei para proteger o meio ambiente, mas não podemos ser radicais. E hoje verificamos que para cada engenheiro que o governo federal tem para planejar e executar uma obra, ele tem três para fiscalizar. Então, a dificuldade que o governante tem em realizar a sua obra é com o prefeito, é com o administrador. É uma dificuldade muito grande, mas temos que ressaltar neste ano o trabalho do governador Raimundo Colombo, a busca de recursos, os esforços para melhorarmos a saúde pública, para melhorarmos as nossas rodovias e os salários.
Vou deixar para a deputada Ana Paula Lima comentar sobre o salário mínimo, falarei do aumento dos servidores do estado, da Segurança Pública, que alcançou uma busca de muitos anos.
O policial tinha 40% do seu componente salarial em hora extra e adicional noturno, deputado Ismael dos Santos, e, quando se aposentava, ao invés de ser um prêmio, chegar ao fim da sua carreira sabendo que poderia parar de trabalhar e manter a sua remuneração, ele perdia.
Isso é uma luta de 30 anos que agora conseguimos com a questão do subsídio, que foi aprovado tanto para policiais militares quanto civis, sejam eles praças, oficiais, agentes ou delegados de polícia.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Deputado Mauricio Eskudlark, quero lhe parabenizar por sua luta na categoria dos policiais e enaltecer com toda a legitimidade o trabalho do nosso secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni, pela forma hábil, paciente como trabalhou com as diferentes classes representativas dentro do serviço público. Acho que ficou apenas uma vírgula, que é a questão dos professores. Ainda ontem em conversa com o secretário da Fazenda percebi que há um comprometimento da parte dele, não apenas em abrir o diálogo, mas de estar, de fato, com os canais de conversação abertos. Mas, efetivamente, uma proposta, já nos meses de janeiro e fevereiro, repensará toda a proposta da carreira do Magistério, enfim, dos os salários dos nossos professores. Creio que cumprindo essa meta, vamos contemplar a maioria dos servidores do estado de Santa Catarina.
Muito obrigado, deputado.
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Deputado parabenizo v.exa. pelo trabalho, principalmente na questão de prevenção às drogas e de apoio aos pacientes nas clínicas de recuperação, na condução do Fórum Parlamentar e na comissão de Combate e Prevenção às Drogas.
Passamos por dificuldades, por questões de debates em muitos projetos, mas sempre buscando o melhor para Santa Catarina.
E nós conhecemos e acompanhamos o empenho de cada deputado, cada um com a sua peculiaridade, uns são mais de tribuna, outros são mais para acompanhamentos de projetos, outros atuantes nas comissões, mas todos os deputados, indistintamente, com empenho muito grande para fazer o melhor para Santa Catarina.
E com relação ao governo, como bem falou o deputado Ismael dos Santos, a paciência, a tranquilidade do secretário Antonio Marcos Gavazzoni foi fundamental na construção de projetos salariais, em que tem que haver debates, porque o radicalismo não leva a lugar nenhum, mas, com tranquilidade, consegue-se chegar a qualquer objetivo.
Também minha admiração à deputada Ana Paula Lima, pela sua luta, pela sua firmeza, à bancada das mulheres, que tem sido muito atuante. Às vezes ocorre algumas divergências ideológicas de interpretação, mas todos querendo, a sua maneira, o melhor para o estado de Santa Catarina.
E com permissão do nosso presidente e grande líder, deputado Gelson Merisio, quero registrar em nome da bancada do PSD, a satisfação por este ano de trabalho, de apoio ao governo de Raimundo Colombo, com orgulho e satisfação, porque vemos a vontade, a decisão para fazer o melhor. Existem dificuldades, como todos queremos uma saúde melhor, uma educação com mais qualidade, mais segurança, mas o importante é se ter a firmeza, o caminho e saber onde quer chegar.
Então, sr. presidente, em nome do PSD, quero agradecer pelo empenho, pelo companheirismo, pelos servidores da Casa sempre tão prestativos em todas as comissões, em todos os detalhes, trabalhando e buscando estar presente sempre dialogando e orientando, porque é isso que buscamos nesta Casa, mesmo com as divergências necessárias da vida, queremos construir a democracia e resultados para o estado de Santa Catarina.
Quero agradecer aos meus amigos, a equipe de gabinete, aos colegas policiais civis, que represento com muito orgulho e aos delegados de polícia. Sabemos que nem tudo foi construído e que há muita coisa ainda para fazer nos próximos anos.
Em nome do nosso partido, neste horário, quero desejar um feliz Natal para todos os catarinenses, um próspero 2014, com muita paz, muita união, e que Deus continue nos iluminando. Acredito sempre muito, que nada é por acaso nesta vida, temos que trabalhar muito, ter fé em Deus e acreditar que as coisas acontecem.
Feliz Natal e ótimo 2014 a todos, este é o pensamento do PSD e o nosso agradecimento.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)