Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/07/2013
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL, quero falar sobre uma indicação que aprovamos, com o apoio de todos os deputados, na semana que passou, pela inclusão do jiu-jitsu como um dos esportes para os jogos abertos de Santa Catarina.
Santa Catarina tem quase dez mil praticantes desse esporte hoje. É um esporte que traz muita disciplina, ajuda o jovem na formação da sua personalidade, traz autoconfiança, é um esporte de defesa pessoal, uma arte suave, como é chamado, um esporte que não tem golpes violentos, um esporte que, infelizmente, ainda não faz parte dos jogos abertos de Santa Catarina, apesar dos seus mais de dez mil praticantes no estado de Santa Catarina.
Então, no final de semana acompanhamos inclusive a Copa Oeste de Jiu-Jitsu 2013. Esse esporte é muito bonito, muito importante, mas ainda não foi incluído nos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Então, com o apoio de todos os deputados desta Casa, do governador Raimundo Colombo, do secretário de Cultura e Esporte, Beto Martins, e do presidente da Fesporte, conseguimos a aprovação da indicação, mas, talvez, para este ano não seja possível, pois os Jogos Abertos já foram lançados oficialmente na última semana, que neste ano serão realizados na cidade de Blumenau. Então, infelizmente, não há mais tempo para realizar a fase classificatória para as disputas municipais, regionais, mas com certeza esperamos que no próximo ano esse esporte possa fazer parte do calendário oficial do estado de Santa Catarina.
Quero deixar aqui o registro, porque essa sugestão, essa busca partiu do advogado Luiz Pichetti, meu colega, meu amigo, filho do ex-deputado Antônio Pichetti. Temos o professor Adinan de Campos que mantém uma escola com mais de 200 atletas, faz um trabalho social esportivo muito grande; o professor e mestre Ronilson Silva, de Chapecó, foi um dos coordenadores da Copa Oeste de Jiu-Jitsu, e o presidente e coordenador estadual é de Jaguaruna, o Paulo Duarte.
Então, são pessoas que estão envolvidas há mais de 18 anos com jiu-jitsu, elevando a preparação da nossa juventude, dos nossos esportistas, mas infelizmente ainda não faz parte do calendário oficial e dos Jogos Abertos.
Esperamos que agora, com o apoio da Assembleia Legislativa, esse esporte também venha fazer parte do calendário e enobrecer ainda mais Santa Catarina que tem conseguido grandes resultados.
Queremos levar essa manifestação, esse reconhecimento, a todos os integradores da Fesporte, que são, sim, responsáveis pela motivação, pela execução dos eventos, enfim, são eles que proporcionam esse trabalho e essa integração.
Ao mesmo tempo em que falamos do esporte, hoje fui procurado por um amigo pedindo que estudássemos um projeto, e já analisei alguns projetos para que esta Casa, deputado Kennedy Nunes, aprove um projeto de lei determinando que em academias, locais de musculação, locais de eventos, tenham cartazes sobre os riscos da utilização de anabolizantes.
Temos uma situação de um pai que me procurou que me disse ter dois amigos que perderam seus filhos recentemente.
A morte, quando da prática esportiva, vem pelo enfarte, mas muitas vezes não é assim, em grande parte está relacionada ao uso inadequado dos anabolizantes. Às vezes, incentivados por alguém, na busca da perfeição do seu corpo, do seu físico, utilizam indevidamente os suplementos e os anabolizantes.
Vamos fazer uma lei nesta Casa. Já estamos estudando um projeto no sentido de que se oriente nas academias e nos locais de prática de esporte para o risco do uso de anabolizantes e do uso indevido de suplementos alimentares, porque isso precisa ser feito com acompanhamento médico e com dosagens adequadas. Os jovens não podem, querendo ter um físico perfeito, usar indevidamente produtos que colocam em risco a sua vida.
Esses produtos afetam tanto a saúde física quando mental do atleta. Podem até levá-lo à morte ou deixá-lo com sérias sequelas para o resto da vida. Nós, que apoiamos o esporte, a competição, a disputa saudável, a autoconfiança e a autoestima que o jovem, o atleta, consegue com a prática esportiva, entendemos que ele não precisa de anabolizantes e desses suplementos, mas quando utilizar os suplementos permitidos em lei que o faça com orientação médica.
Assim, ao mesmo tempo em que fazemos a homenagem ao esporte, à Copa Oeste de Jiu-Jitsu e a aprovação da indicação para a inclusão desse esporte nos Jogos Abertos de Santa Catarina, nos Joguinhos, no Jesc e assim por diante, em todas as competições organizadas no estado e pelo governo do estado, queremos alertar os jovens que buscam a perfeição física e usam indevidamente os anabolizantes.
Então, é importante que as academias façam esses alertas para que as pessoas tomem esses cuidados.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)