Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 101ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/11/2013
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, público que nos acompanha, quero registrar a presença nesta Casa - esteve em nosso gabinete pela manhã - do sr. Giovani Pazza, presidente do Conseg do centro do município de Balneário Camboriú, que neste ano completa dez anos de atividades.
O Geovani Pazza é um dos motivadores do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e conseguiu agendar junto à comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa uma audiência pública, que acontecerá em Balneário Camboriú, na rua 902, no próximo dia 13, às 19h.
Há grande preocupação com os índices de criminalidade, principalmente porque Santa Catarina é um dos estados mais tranquilos e com um dos menores índices criminais do país. Então, o que está ocorrendo? Mesmo quando a vítima não reage, mesmo assim os marginais estão atirando e matando. Banalizaram a vida! Além de levar o celular, o relógio ou algum objeto, os bandidos simplesmente não dão valor à vida dos cidadãos.
No dia 11, próxima segunda-feira, teremos uma audiência pública sobre segurança com o vereador Carlos Ely e os demais vereadores, convocada pelo vereador Rafael Dezideiro, do município de Itajaí, que é um dos líderes do bairro Santa Regina, um bairro novo daquela cidade, mas que já tem mais de 13 mil moradores. Como fica um pouco mais distante do centro, no outro lado da BR, seus moradores têm enfrentado problemas com a criminalidade e com a dificuldade de a polícia chegar ao local.
Então, é importante que ou se coloque um posto policial ou que uma viatura fique fazendo o policiamento comunitário ostensivo, permanentemente, além de disponibilizar à comunidade o número de um telefone celular dos policiais para que ela possa acioná-los quando necessário.
Particularmente entendo que uma viatura fazendo policiamento é melhor do que um posto policial. O posto policial acaba, muitas vezes, tendo um ou dois policiais cuidando da estrutura física sem mobilidade. É melhor ter uma viatura no bairro e que a comunidade saiba o número do celular para poder comunicar qualquer ocorrência.
Então, na próxima segunda-feira teremos essa audiência pública na Câmara de Vereadores de Itajaí, provocada pelo vereador Rafael Dezideiro e pela Associação dos Moradores do Bairro Santa Regina.
Quero fazer um registro especial, pois ontem, ouvindo o programa do meu amigo Luis Carlos Tigrão, no Canal 100, da Rádio Menina, ouvi a comunicação de uma mobilização popular com referência a um imóvel do governo do estado localizado na rua Alvim Bauer. Esse imóvel foi desocupado pela Fazenda e o município queria utilizá-lo. Nesse sentido, encaminhou ofício ao governo do estado, mas foi informado pelo diretor de Patrimônio do Executivo que o imóvel teria sido destinado à Polícia Civil. Como essa instituição não o utilizou, foi cedido ao Sine, que está procedendo a um processo de licitação para reformá-lo.
Como o imóvel está fechado, infelizmente foi ocupado por usuários de drogas e a população de Balneário Camboriú está inconformada com essa situação.
O governador Raimundo Colombo foi informado da situação do imóvel e imediatamente concordou que fosse destinado ao município. Assim, ficou definido que naquele local será instalado o escritório regional do Sine, que sairá de Itajaí e irá para Balneário Camboriú.
Quero dizer, sr. presidente, que ontem repassei essa informação ao radialista Luiz Carlos Tigrão e à Inalda, que apresentam o Canal 100, na Rádio Menina e na TV Mocinha, a fim de que transmitam aos seus ouvintes e tranquilizem a comunidade.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
O Sr. Deputado Darci de Matos - Deputado Maurício Eskudlark, para concluir a brincadeirinha que fizemos com o deputado Neodi Saretta, não foi somente o Joinville que perdeu. Aqui na capital, no clássico, o Avaí, o time do coração da nossa deputada Angela Albino, deu um apagão e perdeu de 4x0 para o rival Figueirense. Mas isso acontece, o Avaí é um grande time e ainda pode recuperar-se. Se não for este ano, poderá ser no ano que vem.
A Sra. Deputada Angela Albino - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
A Sra. Deputada Angela Albino - Sr. presidente, quando eu for ao ministério do Esporte - o prefeito Udo Döhler me pediu que fosse lá para discutir a arena de Joinville - lembrarei do deputado Darci de Matos rindo do Avaí aqui. Pode deixar que vou lembrar disso, deputado!
Mas na vida, sr. presidente, os amores são para os momentos de alegria e os de tristeza. Se for para ser na tristeza, que seja nossa alegria olhar a tabela.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede mais um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
O Sr. Deputado Darci de Matos - Além de parabenizar o Figueirense e, sobretudo, o Concórdia e a Chapecoense, acho que a carne de frango e de suíno estão sendo um adicional no esporte de Santa Catarina.
Eu concorda com v.exa., deputado Maurício Eskudlark, quando fala sobre a importância dos Consegs para a segurança pública do estado de Santa Catarina.
Sem dúvida alguma, muitas providências devem ser tomadas. Nós precisamos de mais viaturas, de mais câmeras de monitoramento - e o governador Raimundo Colombo está tomando as providências devidas -, de mais inteligência, mas precisamos, sobretudo e fundamentalmente, da participação da comunidade, da interação com a comunidade, do envolvimento da comunidade. E essa participação forte da comunidade na segurança pública tem que ser estabelecida através dos Consegs.
Encerro o meu aparte, deputado Maurício Eskudlark, fazendo menção à sessão especial solicitada pelo deputado Altair Silva, que está aqui há poucos dias, mas já se comporta como um veterano, que será realizada hoje à noite e que se destina a homenagear os técnicos agrícolas. O deputado Reno Caramori é mestre agrícola. Eu não conhecia essa profissão. Eu sabia que existia técnico agrícola.
Mas o deputado Altair Silva propôs a realização de uma sessão especial em homenagem ao Dia do Técnico Agrícola hoje à noite. Certamente será muito representativa e eu vou participar porque sou técnico agrícola formado na Escola Técnica Federal de Araquari e trabalhei por dez anos com os agricultores da minha cidade, Joinville.
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Obrigado, deputado Darci de Matos.
Como eu dizia, teremos uma audiência sobre segurança pública e será bom que a população acompanhe e saiba o que está sendo feito. Balneário Camboriú está com 22 homicídios este ano e, infelizmente, esse número é o dobro do aceitável pela ONU.
Portanto, sabemos do empenho e junto com as autoridades policiais civis e militares do município vamos discutir sobre segurança pública, com a presença do secretário de Segurança, do delegado-geral, do comandante-geral e do diretor de Polícia do Litoral, dr. Artur Nitz, sendo que a sede é em Itajaí e ele procura administrar da melhor maneira possível a região.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)