Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 037ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/05/2013
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, continuando na argumentação do nosso colega deputado Ismael dos Santos, tenho dito que todos os setores de Santa Catarina, especialmente o da educação, têm sido conduzidos de forma exemplar.
Quero parabenizar o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, e a secretária adjunta, Elza Moretto pelo seu trabalho empreendido. Com relação a todos os reclames e dificuldades que nos chegam através de professores, alunos e APPs, temos visto o empenho do secretário no sentido de solucionar essas questões, inclusive, a secretária adjunta normalmente, em 24 horas, já liga dando retorno e informando as providências.
Como falou o deputado Ismael dos Santos, quando se passa uma orientação é objetivando a qualidade de ensino, melhor condição de estudo aos alunos e aperfeiçoamento aos professores. Às vezes temos algumas ações isoladas que criam esse problema, claro que o que se busca com a re-enturmação é o não desperdício de espaço. Quando houve essa orientação da secretaria da Educação o que se buscou é que em cada colégio dos municípios houvesse uma melhor solução.
Ficamos felizes ontem, pois o deputado Ismael dos Santos nos informou que estava indo à secretaria para tratar dessa questão. É importante quando a Oposição e todos os deputados levantam esse tema, mas nós, da base, quando recebemos essas reclamações vamos direto ao secretário pedir uma solução. Claro que os dois buscam o mesmo discurso.
A educação dará grandes saltos em termos de investimentos. Está sendo construída uma escola estadual em Balneário Camboriú, no bairro das Nações, uma obra reivindicada há muitos anos por toda a comunidade.
Estivemos reunidos com a presidente da Associação dos Moradores daquele município, a Vera, com o Salésio Jacomossi, enfim, com todas as lideranças, as quais já trataram desse assunto em algumas reuniões.
É uma obra imponente, uma obra de acordo com que Balneário Camboriú merece e é, sem dúvida, a cidade mais rica em termos de arrecadação. Assim sendo, a administração municipal tem condições de prestar serviços ao cidadão, ou seja, de atender a população, o estudante, o jovem. E no que se refere à questão de infraestrutura, possui maior facilidade que qualquer outro município do estado de Santa Catarina. Isso é importante, mas não pode, é claro, desobrigar a união e o estado dos investimentos necessários.
Foram efetivadas várias ações em Balneário Camboriú que ajudaram nesse contexto. Sempre citamos aqui a questão da segurança pública; da criação da guarda municipal com sua presença constante; do novo sistema de iluminação em toda a Avenida Atlântica, proporcionando tranquilidade aos pedestres. Eu diria, deputado Ismael dos Santos, que é a avenida mais segura do Brasil porque vemos pessoas à meia-noite, a uma hora, às 2h, às 6h caminhando com total segurança.
Infelizmente, não tínhamos essa segurança alguns anos atrás pela falta de iluminação, pela falta de policiamento e pela existência de usuários de drogas e até de traficantes. Quando atuamos lá como delegado de polícia havia um grande número de flagrantes realizados naquela região e aquilo impedia a livre movimentação das pessoas, mas hoje, com esses investimentos feitos, tudo está mais tranquilo.
Claro que com a criação da guarda municipal, com a Polícia Militar destacando o seu efetivo, as suas viaturas indo para outras áreas, isso melhorou muito, pois desta forma ela pode agir efetivamente no combate à criminalidade.
Por isso estamos tratando e queremos levar aos colegas deputados da comissão de Segurança Pública dois assuntos que achamos importantes. Um deles é a questão da faixa de segurança em Balneário Camboriú. Nas cidades, temos que priorizar o pedestre, o cidadão e através desta comissão queremos fazer um trabalho em nível estadual integrado com os CFCs, com as autoescolas, através de cursos, de palestras em todos os colégios, em todas as escolas de nosso estado, principalmente aquelas direcionadas às crianças na questão do respeito às normas de trânsito, à faixa de segurança, seja pelo pedestre ou pelo motorista. Concluímos, então, que essa é uma ação que deve ser incentivada desde os sete anos, oito anos de idade, pela sua importância.
Há um estudo sendo feito também em relação à questão da prevenção e combate às drogas, mas os dois vão trabalhar concomitantemente, principalmente a questão da prevenção e do cuidado no trânsito.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)