Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/03/2014
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, quero registrar a presença do vereador Edegar Rengel, do município de Imbuia e registrar também a presença, nesta sessão, do ex-deputado Idelvino Furlanetto, nosso amigo há muito anos.
Srs. deputados, antes de iniciar minha carreira no extremo oeste catarinense tive uma passagem que marcou muito minha vida, quando fiz a faculdade de Direito em Itajaí, na época, a Fepevi, hoje Univali, onde tive a oportunidade de ser presidente do DCE, que levava o nome de Desembargador Henrique da Silva Fontes, diretório também presidido pelo colega e hoje ministro do STJ, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, que teve muitas atuações durante o período do final da ditadura, enfim, naquela época em que os jovens também participavam ativamente da vida política, principalmente na busca da liberdade.
Quero saudar os dirigentes da Univali e os alunos do curso de Comércio Exterior pela formatura realizada no sábado passado. Parabenizo o reitor Mário César dos Santos, pela brilhante condução dos trabalhos naquela instituição de ensino, que é uma das maiores do nosso país; saúdo também o coordenador do Curso de Comércio Exterior, Manoel Antônio dos Santos; assim como a professora Luciana Merlin Bervian, que é de família do extremo oeste catarinense e hoje ocupa um cargo de coordenação na Univali e em nome de todos os formandos, saúdo José Francisco Schmidt, o Kiko, responsável pelo convite para que participássemos daquele evento.
Srs. deputados, sexta-feira houve a missa de formatura na igreja matriz de Itajaí, onde também em 19 de dezembro de 1980 tive a oportunidade de me formar em Direito. E sábado aconteceu a solenidade. Portanto, parabéns a todos os formandos e formandas, muita expectativa, muita esperança, muita vontade e muita determinação a esses jovens que estão entrando para o mercado de trabalho, formados pela Univali, uma das maiores faculdades do nosso país.
Então, eu queria parabenizar todos por aquele bonito evento, pela emoção das famílias de todo o estado de Santa Catarina que têm jovens estudando na Univali.
Também quero registrar e parabenizar a juventude do PSD, do município de Balneário Camboriu, que neste final de semana realizou um encontro estadual.
A organização coube aos jovens Henrique Barros, Jonathan Rossi, Ricardo Romano Ceron, ao Dudu, à equipe do gabinete do vereador Pedro Francez, que dão apoio ao trabalho do referido vereador.
É importante que a juventude, que as pessoas participem da atividade política do nosso país. Nós somente escutamos críticas, descrença, mas a democracia é a melhor forma de governo, e é isso que nós queremos. E para termos democracia, que é o governo do povo pelo povo, para o povo, precisamos que a juventude efetivamente participe da vida social de nosso país. Inclusive acredito que a Justiça Eleitoral e outras entidades devem mobilizar no sentido de que os jovens façam o alistamento eleitoral, sendo que o prazo, se não me engano, é até os primeiros dias do mês de maio. Então, os jovens devem procurar o cartório eleitoral para participar.
Em Balneário Camboriu, foi realizado um grande evento. O Arão Josino da Silva, que foi também um dos palestrantes, fez uma excelente exposição sobre o estado de Santa Catarina. Enfim, todos que participaram, como o secretário regional Claudir Maciel, o vereador Pedro Francez e todas as lideranças que lá estiveram presentes.
Então, queremos registrar este evento, parabenizar e reforçar a importância de que a juventude deve efetivamente fazer o seu título eleitoral, aqueles que devem fazer e podem participar. Nós precisamos que a juventude e a sociedade como um todo participem ativamente da vida democrática de nosso país.
Sr. presidente, nós aprovamos na Assembleia Legislativa um projeto de nossa autoria que proíbe o abastecimento dos combustíveis nos veículos, além do desarme automático. E eu vejo que esta é uma campanha que se alastra pelo país.
Estou com o material que foi distribuído pelo governo do estado do Paraná, junto com outras entidades, em que consta o seguinte: Não passe do limite, complete o tanque apenas até o automático. E nós tivemos a felicidade de aprovar, nesta Casa legislativa, uma lei que estabelece penalização para o abastecimento além do limite. Mas muitas vezes não há a preocupação da instalação do cânister, que é aquele dispositivo instalado no tanque do combustível que fica além do desarme automático.
Então, quando abastecemos um veículo além do limite, o filtro que está na boca do tanque fica umedecido pela gasolina e acaba não filtrando a gasolina, deixando de impedir que os gases saiam do tanque do veículo. Desta forma, os gases que saem do tanque do veículo acabam prejudicando o frentista, que vai recebê-los diretamente do tanque de combustíveis, o ser humano, o meio ambiente, porque esse filtro é o que impede a saída dos gases do tanque, e também o veículo que sofrerá danos no seu motor.
Então, é muito importante que aquela lei seja aplicada.
Nós sabemos que a Assembleia Legislativa, com a Escola do Legislativo e a comissão de Segurança Pública vão fazer ampla divulgação. O governador Raimundo Colombo, que sancionou a lei, deverá também regulamentá-la.
Isso será divulgado amplamente no estado para que as pessoas, já como forma de educação, ao abastecer o veículo, peçam que o abastecimento seja feito até o desarme automático, completem o tanque apenas até o automático.
A ação reduz a exposição do frentista e do consumidor ao benzeno, diminui a contaminação do ambiente, evitando desperdícios e danos ao automóvel.
Então, a nossa lei tem eco em outros estados do país neste aspecto de proteger o meio ambiente, de proteger a vida humana.
Era esse o nosso relato, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)