Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 005ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 05/04/2023
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Diz que todos foram surpreendidos por este crime lamentável que chocou profundamente, pois envolveu crianças inocentes e indefesas. Considera que é o momento de repensar a política de segurança pública, e registra que o Governador ao saber do fato se deslocou a Blumenau com a sua equipe para dar o atendimento que um governante tem que fazer.
Pontua que as discussões sobre o tema envolvem câmaras de monitoramento nas escolas, portas detectoras de metais, e entende que isso ajuda, mas não é a solução. Argumenta que o problema não está na escola nem nos professores, nem nas vítimas, e sim na mente dos criminosos e na impunidade que os incentiva, porque poderão invadir também igrejas e outros locais de reunião.
Acredita que a solução do problema passa pela Inteligência para apurar como surgem essas ideias, levando malucos a praticarem tais crimes. Assim, conhecendo as causas é possível evitar no futuro atos como o ocorrido em Blumenau. Também afirma que é fundamental mudar a legislação federal para que se acabe com a impunidade.
Lamenta o que aconteceu, diz que é necessário adotar providências e não existem medidas milagrosas, mas que o Congresso Nacional precisa rever algumas situações, como saída de presos em datas especiais e outras regalias. Ressalta que o problema não está nos locais, nas vítimas ou nos equipamentos de segurança, mas no sentimento de impunidade, pois os criminosos deveriam saber que se praticarem um crime vão pagar, se necessário com a prisão perpétua ou pena de morte. Desta forma, entende que a solução passa pela mudança da legislação federal.
Leva aos catarinenses o seu sentimento de solidariedade, de preocupação, de busca de solução, e irá trabalhar por isso na Assembleia ao lado do Governo do Estado, em defesa dos catarinenses. Finaliza, desejando a todos uma Páscoa de renascimento de novos tempos, novos dias, e que as mudanças possam vir para o bem das pessoas. [Taquígrafa: Sara]