Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 044ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/06/2013
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKULARK - Agradeço ao deputado Kennedy Nunes.
O assunto é muito pertinente ao nosso estado, para o meio ambiente, e é uma preocupação de todos os catarinenses, de todos os cidadãos.
Eu quero falar sobre a questão da greve, a forma como estão tratando. Quase 400 mil pessoas na Grande Florianópolis estão sendo prejudicadas com essa greve abusiva, que tem que ser solucionada.
Os governos têm que encontrar uma solução. Vemos o esforço do prefeito Cesar Souza para impedir a greve, impedir problemas maiores para a população, mas temos que ter essa situação regulamentada.
É preciso que as autoridades responsáveis tenham esse sentimento, pois não podemos ficar esperando todo ano pela enchente, pela estiagem e pela greve dos motoristas e cobradores. Tem que haver um critério antecipado, no qual o sindicato ou os trabalhadores já saibam o que vão receber, como as empresas têm que agir, ou seja, com base no índice da inflação, ou alguma forma legal definida, tanto para as empresas quanto para os profissionais, motoristas e cobradores. Só não podemos ficar inertes vendo a população da Grande Florianópolis submetida a esse transtorno. As pessoas que trabalham, que estudam, que têm problema de saúde não podem ser submetidos a essa pressão, a essa ofensa, pois é um descaso com o cidadão.
Então, é inadmissível que a população na sua grande maioria seja desrespeitada; que categorias que têm suas reivindicações justas, mas não podem pela importância, pela relevância das suas funções, submeter a população como um todo a essa questão.
Acho que temos que solucionar de uma vez por todas esse problema, porque acho que a população não pode ficar refém de situações e de classes de trabalhadores. Então, é muito importante que tenhamos uma legislação, uma definição, temos que saber com antecedência o que vai acontecer e a população não pode ser surpreendida, embora saibamos que todo ano isso acontece. As autoridades, o Executivo, o Legislativo têm que tomar uma providência. O prefeito Cesar Souza já vai mudar critérios das próximas licitações do transporte público para que efetivamente a população do nosso estado e principalmente da Grande Florianópolis não fique refém todos os anos dessa situação e dessa disputa entre empresários e trabalhadores. Há que ter uma regra que proteja a todos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)