Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 065ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/08/2013
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Muito obrigado, sr. presidente, srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL e toda a população catarinense.
Sobre a questão abordada pelo deputado Padre Pedro Baldissera também quero parabenizar o DENIT pela rapidez com que agora as obras da BR-163 estão sendo conduzidas. Realmente, há a questão ainda da desapropriação dos moradores que terão as suas propriedades atingidas, razão até de uma audiência pública na última sexta-feira.
O DENIT não esteve presente, mas o seu diretor, João José dos Santos, mandou um expediente dizendo que as obras serão realizadas momentaneamente, na faixa de domínio, e que num prazo máximo de 60 dias teremos desapropriações. O DENIT vai buscar contato com os moradores, com os proprietários e encontrar uma solução. É isso que todos nós esperamos.
Nós recebemos a visita em nosso gabinete, no dia de hoje, do vereador Carlinhos, o Carlinho mecânico, do município de Itajaí, juntamente com o Almir, chefe de gabinete. E quero registrar que a Câmara de Vereadores de Itajaí, com proposição do vereador Carlinhos, estará realizando no próximo dia 21 de agosto, às 19h, uma audiência pública para tratar da ligação viária entre os municípios de Itajaí e Navegantes.
Tivemos uma audiência da comissão de Transportes, há poucos dias. Foi um debate sobre a questão do ferry boat. Quem tem residência num município e trabalha em outro já tem direito à gratuidade, como motos, bicicletas, mas existe ainda problema com relação aos veículos.
Estivemos visitando a direção da empresa que faz o transporte do ferry boat, verificamos a boa vontade em querer prestar um bom serviço à comunidade catarinense, principalmente dos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Camboriú. Foi debatido esse problema, e temos que aprimorar esse trabalho.
Foi proposto pelo vereador Carlinhos o debate, com o objetivo de discutir a construção da ponte ou túnel sobre o rio Itajaí-Açu. E pelos estudos já levantados, as verbas já estão previstas pelo governo federal. Também existem verbas previstas em orçamento; por isso, é preciso encontrar uma solução rápida. Essa obra é fundamental para toda a região, para todos os municípios envolvidos, desde Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, na ligação com Itajaí e Balneário Camboriú.
Teremos, no próximo dia 21 de agosto, às 19h, na Câmara de Vereadores de Itajaí, uma audiência pública, para buscar propostas para o encaminhamento de soluções o mais rápido possível, para a nossa região de Balneário Camboriú, Navegantes, Itajaí, enfim, para ajudar a população que precisa dessa via de acesso, em razão da economia e da força de trabalho dessa área.
Teremos uma audiência da comissão de Segurança Pública, com o vereador Thiago Morastoni e o Carlos Ely, para um debate com relação à guarda municipal. Isso vai ocorrer no dia 11 de setembro. E teremos outra audiência pública, no dia 21 de agosto, sobre a travessia do rio Itajaí-Açu. São questões importantes que devem ser debatidas e solucionadas para o nosso vale do Itajaí.
Hoje, falando também sobre a questão de Balneário Camboriú, queremos dizer que tivemos mais uma conversa com o reitor da Udesc, que nos informou que o curso de Administração Pública continua aprovado pelo Conselho da universidade. E aquele objetivo de manter os cursos de Engenharia e também de Administração Pública, inclusive expandindo os cursos... E o objetivo de todos, que é a construção do campus da Udesc em Balneário Camboriú, continua nos projetos da Udesc, e os recursos deverão ser viabilizados para que isso venha a ocorrer.
Então, precisamos dessas obras tão importantes para a região da foz e vale do rio Itajaí.
Por último, gostaria de registrar a iniciativa dos deputados que também têm atuação no extremo oeste catarinense. Conforme proposição, na última sexta-feira houve o lançamento da feira e a exposição em São Miguel d'Oeste. E a Assembleia Legislativa, através dos deputados da região, também está na busca de recursos para aquela região e para aqueles eventos lá programados.
Então, seria este, sr. presidente, o nosso relato no dia de hoje.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)