Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 050ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/06/2013
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, estivemos em Balneário Camboriú participando de um debate na Udesc, Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina, com os alunos, com a direção e com a nossa reitora, onde há o único curso em nível de Santa Catarina de Engenharia do Petróleo. Agora, a Udesc busca o seu próprio campus numa área definida cedida em parte pela administração municipal, área essa adquirida pela própria Udesc, dentro das verbas para a educação do Pacto por Santa Catarina, para iniciar a construção do campus.
Srs. deputados, quero registrar que hoje haverá, na comissão de Educação desta Casa, uma audiência com a Udesc para tratar essa questão do campus. Há também a questão do campus de Balneário Camboriú, tão importante para a nossa região.
Com relação à questão do município de Palmitos, houve uma desaceleração nos investimentos à Udesc, sendo necessário fortalecer a instituição e os cursos. Atualmente, o prefeito daquele município, Norberto Gonzatti, o vereador Volmar Gandolfi, que é presidente da Câmara de Vereadores, a vereadora Márcia Hirsch e o vereador Moacir Delazere estão todos empenhados em solucionar a questão da Udesc.
Então, são grandes os compromissos da Udesc.
Quero também registrar, com satisfação, a visita da prefeita Ana Paula da Silva, conhecida como Paulinha, e do seu vice-prefeito Paulo Henrique Müller, conhecido como Paulinho, do município de Bombinhas, acompanhados do secretário de Planejamento e ex-prefeito de Balneário Camboriú, uma das maiores cidades de Santa Catarina. Eles estão trabalhando muito para o desenvolvimento daquele município.
Sabemos da questão do acesso único a Porto Belo e a Bombinhas, mas o governo do estado está se empenhando muito para construir o segundo acesso. Infelizmente, há muitas dificuldades, principalmente ambientais, para dotar o município de Bombinhas de um segundo acesso.
Quero também registrar a representação da capela de Santo Antônio de Campinas, em São José, do nosso padre Hélio da Cunha, que foi agraciado pela Assembleia Legislativa com a comenda do mérito legislativo, assim como o Djalma e o Sidney que são os diáconos, junto com a d. Juventina, minha mãe, que trabalha com tanto afinco e com tanta dedicação pela nossa igreja Santo Antônio.
Por último, quero registrar a presença dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Padre Reinaldo Stein, do município de Anchieta, que vieram para receber o prêmio da Olimpíada Brasileira de Matemática, uma matéria que poucos gostam. É muito importante ver alunos catarinenses sendo premiados representando o nosso estado. Os alunos são os seguintes: Jaqueline Vidoletti, Aline Cristina Biondo, Alan de Rossi e Fabrício Fontaniva, acompanhados da diretora Juliana Paludo Christoff e da professora Elizandra Lucas dos Anjos.
Parabéns ao município e à Escola de Ensino Fundamental Padre Reinaldo Stein pela conquista desse prêmio tão importante, pelo esforço na educação, pois temos visto um clamor de toda a população brasileira, principalmente neste momento em que o povo acordou e está dizendo aos governantes e à classe política que quer mudanças, principalmente na saúde e na educação.
Vemos essa necessidade fundamental, gostamos do esporte, mas não queremos ter os maiores estádios do mundo, queremos, sim, ter uma população com melhor qualidade de vida, com melhor educação, com melhor saúde, enfim, com tudo que é necessário para que possamos viver mais e mais felizes.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)