Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/09/2013
O SR. DEPUTADO MAURICIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas presentes, sempre tão batalhadoras pelas questões das mulheres e do estado.
Quero saudar novamente o Valdir e o Gilmar, nossos amigos de Calmon, e parabenizar a prefeita Ivone Mazutti de Geroni, o ex-prefeito João, que é seu parceiro e colaborador, pela homenagem aos 100 anos do Contestado, ocasião em que muitos empresários foram homenageados.
Trata-se de uma região que precisa de mais incentivo para poder crescer. Temos dificuldades de transporte e de energia elétrica. Sobre isso houve, há pouco tempo, uma audiência em Mafra com a presença de Cleverson Siewert, presidente da Celesc, que fez uma explanação sobre os investimentos que a empresa pretende fazer naquela região.
Falando do planalto norte, do vale do rio do Peixe, de toda a região do Contestado, quero concordar com o que disse o deputado Dirceu Dresch sobre a ferrovia norte/sul. É muito importante Santa Catarina chegar a um acordo. Sabemos que essas obras são demoradas. Além disso, é preciso elaborar os projetos, proceder à licitação e cuidar das licenças ambientais. Enfim, uma obra assim acaba levando 20, 25, 30 anos. Então, é importante que se defina logo essa questão.
Vejo que a região do alto vale do Itajaí precisa urgentemente da duplicação da BR-470. Há quanto tempo se fala, deputado Taxista Voltolini, v.exa. que é um lutador por aquela região, que Rio do Sul e o alto vale precisam da duplicação dessa estrda? Com a duplicação, teremos um acesso fácil ao porto de Itajaí. Essa é grande reivindicação do alto vale.
Quanto à questão da ferrovia, entendo que deve vir do oeste do estado, chegando até o porto de Itajaí e o porto de São Francisco do Sul. Também deve ser aproveitado o trajeto antigo da ferrovia Dona Thereza Cristina. Obviamente as especificações hoje são outras, mas onde já existem os cortes necessários à abertura da ferrovia, tudo ficará bem mais fácil.
Isso, com certeza, propiciará mais desenvolvimento para o planalto norte e melhores condições para todo o estado de Santa Catarina, pois novos empreendimentos serão atraídos.
Esse é o nosso posicionamento e lamento que as discordâncias tenham levado, infelizmente, à paralisação do projeto de licitação.
Quero registrar também que ontem tivemos uma solenidade muito bonita e que nos emocionou, a comemoração dos 40 anos do MTG, Movimento Tradicionalista Gaúcho.
O tradicionalista teve início em maio de 1973, quando foi criado o Movimento Tradicionalista Catarinense com sede no Parque Conta Dinheiro, em Lages. Depois é que foi criado o Movimento Tradicionalista Gaúcho, que cresceu com a união desses dois movimentos.
Quando se fala em gaúcho, não se fala em quem nasceu no Rio Grande do Sul, fala-se em quem cultua as tradições do nosso trabalhador do campo, seria o cowboy americano, aquele que labuta diariamente com os animais nas propriedades rurais. Esse é o verdadeiro gaúcho, cuja tradição vem de países como a Argentina e o Uruguai e que se espalhou por todo o Brasil.
Durante a homenagem houve a apresentação da invernada artística, uma dança muito bonita, de declamações, mostrando o trabalho que o MTG faz nos seus Centros de Tradições Gaúchas em toda Santa Catarina.
Durante o meu discurso, comentei que hoje para um pai falar com o filho é preciso comprar um computador e entrar no Facebook deixando uma mensagem, já que a garotada não sai da frente da telinha.
Já no tradicionalismo, nos rodeios, dentro dos CTGs, as famílias participam juntas de todas as atividades e cultuam-se valores familiares de amor e respeito.
Foi uma homenagem muito importante, que contou com a participação dos deputados Dóia Guglielmi, Mauro de Nadal e Dirceu Dresch.
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - Deputado, quero cumprimentá-lo pela iniciativa da realização da homenagem. Quero dizer também que nos encontramos nos finais de semana nos rodeios e sabemos que é uma luta constante das lideranças tradicionalistas a manutenção, a sobrevivência e até o crescimento do movimento em nosso estado.
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Muito obrigado, deputado Dirceu Dresch, v.exa. que aos domingos nos encontra nos rodeios. Realmente, o tradicionalismo é forte no oeste, mas no litoral também, e cito os municípios de São José, Tijucas, Canelinha, Itapema, Balneário Camboriú e Camboriú, onde há CTGs cultuando a tradição, as invernadas artísticas infantis e juvenis. Em Itapema, por exemplo, toda segunda-feira um professor ensina as tradicionais danças gaúchas. Algumas vezes paramos lá e pudemos assistir ao grande trabalho que está sendo feito.
Então, realmente se vê as famílias participando desses eventos; nos rodeios encontramos famílias inteiras tomando chimarrão, almoçando e conversando juntos sem televisão, e quase sem internet. A garotada gosta mesmo é de fazer o laço na vaca parada. Por isso temos que incentivar o culto à tradição, que é o culto à família, que é o culto do respeito às pessoas.
Portanto, foi uma solenidade muito importante e fiquei emocionado mesmo durante a sessão especial do dia de ontem.
Sr. presidente, amanhã, às 14h, ocorrerá a posse do novo secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, o vereador Claudir Maciel, nosso companheiro do PSDB de Balneário Camboriú. Ele é um vereador atuante, lutador, dinâmico e queremos demonstrar-lhe o nosso apoio para que ele com muito empenho conduza aquela secretaria.
Já foram disponibilizados, pelo governo estadual, recursos para o Hospital Marieta Konder Bornhausen e para várias obras na região. O Centro de Eventos, que é um projeto muito importante para Balneário Camboriú, como também a escola de ensino médio no bairro das Nações, são projetos já assinados pelo governador Raimundo Colombo. E como cada órgão público é a imagem de seu condutor, é importante que o vereador Claudir deixe logo a sua marca naquela SDR.
Para concluir, quero registrar que continuamos acompanhando as tratativas do governo do estado na questão do plano de carreira dos servidores da Segurança Pública.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)