Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 028ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/04/2014
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, público que nos acompanha através da TVAL, da Rádio Alesc Digital, prezados catarinenses.
Quero fazer uma saudação especial aos nossos alunos da Faculdade Anhanguera, em São José, do curso de Direito, com os quais tive a honra de conversar.
Também saúdo a sra. Marcionize Borsatto, de São Miguel d'Oeste, minha colega de profissão, trabalhamos juntos lá na Polícia Civil.
Gostaria de saudar as professoras Mariana e Graziela, com quem tive a honra de trabalhar no Detran. É uma pessoa muito competente, de destaque que com certeza engrandece muito a faculdade pelo trabalho que realiza. Falo isso de coração porque ela com seu dinamismo, com a sua alegria está sempre buscando solução para os problemas, pois no serviço público o cidadão encontra muitas dificuldades.
Então, é importante as pessoas apontarem o caminho e encontrar formas para esse caminho. É tão fácil dizer que não dá ou que não tem, mas as pessoas têm que buscar solução. Por isso, estamos com um projeto da Polícia Civil que faz uma redistribuição de cargos para permitir que todos os policiais civis comecem no início da carreira e se aposentem no final da carreira, porque hoje na carreira inicial temos quase 900 vagas e apenas duzentas vagas no final, o que faz o servidor perder o estímulo
Então, o nosso projeto quer fazer, também na Polícia Civil, com que aqueles que entram hoje daqui a 30 anos se aposentem no final de carreira na mesma situação. É um projeto que estamos debatendo com o governo para valorizar os verdadeiros servidores públicos, porque quem faz o bem na administração pública não é o prédio, não é a viatura, não é o equipamento. Você pode ter a melhor ou a pior estrutura, pois quem faz o bom servidor é a disposição e a sua vontade.
Quero saudar os servidores da Fundação Catarinense de Educação Especial, os que aqui estão representando o Sintespe, a Fundação Catarinense de Cultura, porque todos estão querendo uma solução. O que nós políticos queremos é ajudar a encontrar a solução.
O próprio governador cita um exemplo da diferença que faz o tratamento do servidor público quando ele precisou tomar duas injeções.
A primeira injeção ele tomou num posto de saúde do município e quem aplicou foi uma servidora desmotivada, triste, que o atendeu, passou o algodão e aplicou a injeção; no outro dia, ele nem quis tomar a segunda injeção com medo de ficar com o braço inchado novamente, e então foi até outro posto de saúde, onde as atendentes, sem saber de quem se tratava, pediram para que ele sentasse, mediram sua pressão, pois o acharam pálido, depois disseram que usariam uma agulha que não machucaria tanto. Então, a injeção era a mesma, mas quem faz a diferença em qualquer lugar é o ser humano.
Assim, quero registrar a presença dos professores, dos alunos da faculdade Anhanguera e desejar a vocês, que fazem esse curso tão destacado e respeitado, que sejam grandes profissionais. O tipo de profissional que sai da faculdade depende de cada um. Entrar e sair da faculdade, todo mundo consegue, mas cada qual sairá o profissional que quiser. Saem excelentes profissionais de universidades federais e de outras faculdades também. Quem faz o profissional é a pessoa. Parabéns, que tenham um grande curso.
Quero convidar todos os deputados e todas as pessoas para uma sessão solene em homenagem ao Sicoob de Santa Catarina, pois grande parte do sistema está completando 25 anos de existência. No ano passado, numa iniciativa do vereador Fernando Callfass, de Xanxerê, foi realizada na Câmara de Vereadores do município uma homenagem ao Sicoob-Credimoc de Xanxerê, ao gerente Odir e a toda a equipe. Foi feita a entrega de uma placa pela Assembleia Legislativa.
E, neste ano, a homenagem será nesta Casa. O Sicoob de São Miguel d'Oeste é o mais antigo no oeste. A primeira cooperativa do sistema Sicoob começou em Itapiranga. Então, lá estão os primeiros passos desse sistema, que hoje já congrega milhões de pessoas no Brasil. São 1.214 cooperativas de crédito, 38 centrais e quatro confederações, num sistema em que o associado é parceiro, dono do banco, as taxas e os juros são menores e o lucro existente é compartilhado com os associados. É um sistema inovador que hoje já passa a dominar o sistema bancário no Brasil.
Hoje teremos uma homenagem a todo o sistema Sicoob de Santa Catarina neste plenário reconhecendo o trabalho que vem sendo feito e o que ele representa para o progresso deste estado. Muitas empresas têm sido financiadas pelo Sicoob. Acompanhamos, durante a Expo Femi, o Sicoob-Credimoc de Xanxerê, e vimos os investimentos que têm sido proporcionados em parceria com o BRDE e outras instituições, num trabalhado para fomentar o desenvolvimento deste estado.
Então, entendemos que essa homenagem ao Sicoob é justíssima pelos 25 anos de fundação, de estrutura no estado de Santa Catarina, começando pelo Sicoob-Credimoc, de Xanxerê, Sicoob, de São Miguel d'Oeste, e todo o sistema Sicoob do estado e do país, que possui além do Sicoob, o Sicredi, a Unicred, Cecred e Confesol. Então, são vários sistemas e cooperativas que merecem o nosso respeito e a nossa admiração.
Obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO ORADOR)