Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/03/2019
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Fala que está tramitando na Casa projeto de lei de sua autoria, que veda a nomeação de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal n. 11.340/2006, para cargos em comissão no âmbito da administração pública no estado de Santa Catarina e municípios do estado, a lei Maria da Penha.
Entende que esta iniciativa é mais uma forma de incentivar o respeito às mulheres, zelando pela sua integridade, desta forma pede o apoio dos demais parlamentares para a aprovação da mesma. Lamenta que o nosso estado, infelizmente, esteja na estatística da violência contra a mulher com um índice alarmante, considerando que isso precisa ser mudado.
Também registra que recebeu a visita do vereador Pedro Francês, do município de Balneário Camboriú, que veio acompanhar duas audiências importantes, uma delas com a equipe do Instituto Lions, Distrito LD-9, que está construindo um hospital de olhos em Palhoça, uma grande obra física e no que representará para a sociedade catarinense na questão da saúde.
Comenta que o Lions faz um trabalho importante na área da saúde, com campanhas para conseguir exames, convênios com médicos, doação de óculos entre outras atividades. Relata que o hospital está pronto, necessitando o investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões em equipamentos e atenderá a região de Palhoça e todo o estado, onde houver distrito do Lions que possa fazer os encaminhamentos. Parabeniza o doutor Otávio Nesi, médico que coordena o trabalho, bem como os seus filhos Thiago e Carolina, que também são médicos oftalmologistas e estão juntos na atividade; muitos deputados também apoiam a iniciativa, e considera importante haver apoio do governo do estado para tal e de toda população.
Cita que uma delegação de Balneário Camboriú esteve reunida na Casa com o deputado Mocellin, a deputada Paulinha também participou, visando colocar em funcionamento o centro de eventos, cuja obra está quase concluída, necessitando de gerenciamento para a sua finalização.
Juntamente com o vereador Pedro Francês, houve a visita da secretária de Educação do município de Balneário Camboriú, Rosângela Borba, que veio trazer o projeto de construção da Escola do Amanhã, que poderá acolher diariamente mais de mil alunos, em tempo integral, atendendo inclusive alunos de outras escolas que teriam ali a suas atividades no contraturno. Ressalta que é uma obra importante, pois para reduzir a violência e a população carcerária é preciso investir na educação, nas crianças e jovens. [Taquígrafa: Sara]