Pronunciamento

MARLENE FENGLER - 111ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/11/2019
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Discorre sobre a noite anterior, quando a Casa Legislativa homenageou pessoas e instituições que prestam relevantes trabalhos à sociedade. Elenca a Doutora Delegada da Polícia Civil, Patrícia Zimmermann, pela excelência do seu trabalho e pelo ser humano que é. Comenta a felicidade vivenciada, porém, ao chegar em casa, recebeu a trágica notícia da morte de Cristiane, 32 anos, conhecida sua, no Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, 25 de novembro, o que lhe causou profunda comoção.
Faz citação de dados numéricos de violência do relatório da ONU Mulheres, que mostra que 17,8% das mulheres no Planeta, ou cerca de uma em cada cinco, relataram agressões físicas ou sexuais de seus companheiros nos últimos 12 meses. E, em Santa Catarina o número de feminicídio, no primeiro semestre de 2019, aumentou 40% ao comparar com o ano passado. Cita que a falta de autonomia econômica é um dado que faz com que a mulher se mantenha em relações violentas e abusivas.
Ressalta a necessidade de uma reflexão profunda sobre o que está acontecendo com a sociedade, bem como a discussão e o debate sobre o enfrentamento da violência doméstica, desde os sinais que são dados e as formas de eliminá-los. Entende primordial a mudança comportamental e cultural nos ambientes escolares e familiares.

Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Parabeniza a Deputada pelo tema abordado, e comenta que o ser humano, a mulher, precisa ser valorizado.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Comunga a fala da Deputada e salienta que as leis devem ser cumpridas.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Comenta sobre episódio que presenciou em uma festa infantil, onde o pai estimulou o filho a bater numa menina. Por isso, destaca a necessidade de mudar a educação dos pais.

Deputada Luciane Carminatti (Aparteante) - Parabeniza a fala da Deputada e enfatiza a importância de se encontrar mecanismos para frear a violência contra a mulher.

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Presidente) - A Presidência concedeu a palavra, pela ordem, aos srs. Deputados Kennedy Nunes e Nazareno Martins, que enalteceram o discurso da Deputada Marlene Fengler, na tribuna, referente ao combate à violência doméstica que as mulheres sofrem. [Taquígrafa: Sílvia]