Pronunciamento

MARLENE FENGLER - 045ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/05/2019
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Discorre a respeito dos direitos humanos, e principalmente sobre violência contra a mulher.
Registra que iniciou, em data anterior, uma série de seis audiências públicas para tratar do assunto, no município de Joinville. Conta que o encontro reuniu cerca de 80 pessoas na sede da Unesc, sendo extremamente esclarecedor e produtivo.
Ressalta a participação de representantes do Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público de Contas, Prefeitura de Joinville e outras entidades sociais. Comenta que foi apresentado na audiência um projeto que visa interligar as ações dos órgãos que atuam no combate à violência, pois existem estruturas como delegacias especializadas, casas de acolhimento, promotorias e juizados específicos, mas atuam de maneira isolada. Salienta que a junção dos órgãos facilitará o atendimento às vítimas.
Cita que, no Brasil, a cada três mulheres, uma é vítima de agressão. Destaca que em Joinville tramitam 1.500 processos na Comarca, e em Santa Catarina há o registro de 41.000 processos.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Parabeniza a deputada pela audiência de Joinville, e diz que está em andamento sua proposição de uma Frente Parlamentar Contra a Violência à Mulher, contando com o apoio do presidente Julio Garcia, e participação de todos os órgãos envolvidos, visando chegar a um denominador comum.

Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza a deputada Ada De Luca pela criação de uma Frente Parlamentar Contra a Violência à Mulher. Agradece a deputada Marlene pela recepção e beleza do evento, que foi muito bem conduzido, com a presença de autoridades importantes. Considera que um homem de verdade deve defender a mulher. [Taquígrafa: Elzamar]