Pronunciamento

Marcos Vieira - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/04/2011
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, pessoas que nos acompanham pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, ao iniciar a semana, assomo a esta tribuna para falar de um assunto que para mim foi muito importante nos últimos 60 dias, a convenção estadual do PSDB, realizada no dia 17, e a eleição da executiva, no dia 20.
Quero, sr. presidente e srs. deputados, externar meu agradecimento a todos aqueles militantes, filiados, dirigentes partidários, vereadores, vice-prefeitos e prefeitos que externaram a sua escolha pela nossa candidatura. Da mesma forma, agradeço o respeito de todos aqueles que estiveram ao lado de Leonel Pavan, tornando a convenção à altura da importância do PSDB de Santa Catarina.
Restou, é verdade, Leonel Pavan vitorioso na convenção que encerrou no dia 20. Como fiz após o resultado, cumprimento Leonel Pavan pela vitória, desejando-lhe êxito na condução do partido nos próximos anos. Na condição de soldado disse e repito quais as minhas armas e qual trincheira deverei ocupar, pois quero estar na linha de frente combatendo em favor do PSDB de Santa Catarina: soldado não comanda, soldado cumpre ordens do general e estou cumprindo essas ordens.
Por isso, srs. deputados, assomo a esta tribuna, na tarde de hoje, exatamente para enaltecer a grandeza com que transcorreu a convenção estadual do PSDB, mas não poderia deixar passar em branco um assunto de extrema relevância para Santa Catarina.
Há pouco, deputado Jorge Teixeira, ouvia o discurso do deputado Padre Pedro Baldissera, que falava do avanço do governo federal no que diz respeito à infraestrutura rodoviária no estado de Santa Catarina nos últimos oito anos.
Avançamos um pouco, é verdade, mas avançamos aquém da nossa necessidade! Avançamos pouco em relação àquilo que Santa Catarina exige do governo federal! Está aí a BR-101/sul com prazo estourado faz tempo. O Parlamento catarinense está mobilizando a sociedade e cobrando diretamente em Brasília um resultado positivo para o término de uma vez por todas da BR-101/sul.
Não dá mais para confiar no DNIT de Santa Catarina. O seu superintendente fixa prazos e não os cumpre, dá informações que, na maioria das vezes, não são verdadeiras.
Quanto à BR-282, é verdade, foi terminado o trecho de São José do Cerrito até Campos Novos e o trecho de São Miguel d'Oeste até a fronteira com a Argentina. Mas esquece o deputado Padre Pedro Baldissera que no trecho Lages/São José do Cerrito/Campos Novos houve a determinação do Exército Brasileiro, que colocou o seu batalhão a executar a obra em favor de todos nós, catarinenses, pois desejava fazer realmente a verdadeira integração do estado.
Da mesma forma, o projeto de engenharia e licitação no trecho da extrema fronteira já estava praticando pronto no final do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, mas não está pronta toda a BR-282. Catarinense, se você pensa que a BR-282 está pronta e acabada, saiba que isso não é verdade. Falta ainda um trecho crítico para todos nós, falta ainda um trecho extremamente importante para todos nós, o de Santa Amaro da Imperatriz até o entroncamento com a BR-101, na altura do município de São José.
Precisamos resolver essa questão; precisamos estar mobilizados para fazer com que a BR-282 seja duplicada em alguns trechos importantes; precisamos pensar na BR-280, que ainda não saiu do papel; precisamos dar início à duplicação da BR-470, que também não saiu do papel.
Mas quero trazer ao conhecimento dos srs. deputados uma matéria que me causou estranheza e que foi publicada pelo Diário Catarinense de 22 de abril deste ano, Sexta-Feira Santa: "Aeroporto da capital, mais atrasos no cronograma".
Deputado Dado Cherem, quando finalmente Santa Catarina terá o seu aeroporto internacional de alta qualidade para receber bem quem aqui investe ou quem nos visita? Quem efetivamente vai dar-nos a notícia e a data certa de que Santa Catarina terá o seu aeroporto internacional?
O Sr. Deputado Dado Cherem - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Pois não.
O Sr. Deputado Dado Cherem - Deputado Marcos Vieira, v.exa é sabedor dos votos da bancada e do meu, em especial, que foi para o ex-governador Leonel Pavan na eleição do diretório. No entanto, quero aqui externar a grandeza da sua participação naquele processo eleitoral legítimo, democrático, dentro daquilo que acreditamos bom para o PSDB. Tenho certeza, deputado Marcos Vieira, de que a sua participação só abrilhantou o processo de escolha do presidente do PSDB, do qual saiu vitorioso o ex-governador Leonel Pavan.
Quero ainda, deputado Marcos Vieira, tendo por testemunhas os seus pares de partido nesta Casa, afirmar que com certeza v.exa. saiu maior do que entrou no processo eleitoral interno. V.Exa. tem a minha solidariedade e a da bancada.
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Muito obrigado, deputado Dado Cherem.
Disse no meu discurso, no dia 20, que respeitava a decisão de v.exa. por ser amigo do ex-governador, como da mesma forma respeitei todas aquelas pessoas que optaram pela outra candidatura.
Mas queremos, sr. presidente e srs. deputados, encerrar a nossa fala, reafirmar o nosso descontentamento com o governo federal no que diz respeito ao envio de recursos para aplicar na infraestrutura de Santa Catarina. O trecho da BR-153 que liga Irani a General Carneiro, no Paraná, está intransitável. É o pior trecho de rodovia federal do sul do país!
Ainda falta recurso federal para o aeroporto de Correia Pinto, para o aeroporto de Jaguaruna e para a nacionalização do Aeroporto Serafim Bertazzo. Quanta mentira a Infraero já nos pregou! Será que vai continuar pregando mais mentiras? Será que daqui a dois ou três meses haveremos de ver estampados nos jornais novos atrasos no cronograma de execução das obras do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis? Desejamos que não, mas vamos esperar. A Copa do Mundo está aí e Santa Catarina continua sendo marginalizada, discriminada pelo governo federal.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)