Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/03/2024
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Informa que a Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal aprovou o 2º Fórum de Proteção de Santa Catarina, para continuar trabalhando em prol dos animais no Estado. Cita o caso recente de resgate aos animais abandonados após uma farra do boi em Balneário Camboriú.
Anuncia a abertura das inscrições para o Programa Universidade Gratuita em Santa Catarina. Explica que o programa também se estende ao sistema Acafe e alerta os estudantes sobre as condições necessárias para realizar a inscrição.
Comunica que foi aprovado na Comissão de Finanças o projeto responsável pela construção de passa-fauna nas rodovias estaduais. Explica que passa-fauna é uma passagem que reduz atropelamentos de animais e pede urgência na instalação nas rodovias.
Informa que há relatos de onças-pardas sendo assassinadas na Serra Catarinense. Explica que estão matando esses animais, pois se alimentam de ovelhas e terneiros. Informa que há um projeto tramitando, responsabilizando o Estado pelos animais. Acrescenta que o agricultor poderá ser ressarcido caso uma onça-parda mate algum animal de sua posse. Explica que a ideia do projeto é evitar que os agricultores matem mais onças-pardas. Defende que haja cercas em zonas de animais selvagens para que os animais fiquem seguros.
Lamenta a onda de cortar araucárias e explica que essas árvores precisam ser respeitadas. Afirma que caso haja a necessidade de cortar, deve haver um planejamento para remanejar e replantar para que o ecossistema não seja prejudicado. [Taquigrafia: Northon]