Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 013ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/03/2020
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Discorre sobre o desafio que viralizou nas redes sociais, chamado de "quebra-crânio". Alerta para os riscos da prática que se tornou comum entre crianças e adolescentes, podendo causar graves lesões no cérebro e até mesmo levar a óbito.
Procede a exibição de reportagem da Emissora SBT, contendo vídeos de jovens praticando a ação e de médicos chamando atenção para os sérios riscos desta perigosa brincadeira.
Fala sobre a importância do Poder Público se fazer presente, por meio de professores, diretores e outros agentes que possam conscientizar os jovens, assim como fez a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia ao lançar valioso aviso de risco para a população.
Conclui, registrando o encaminhamento de Indicação à Secretaria de Estado da Educação, solicitando a composição de uma força tarefa em parceria com as Secretarias Municipais para orientar, cuidar e monitorar as crianças e os adolescentes em Santa Catarina.

Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza o deputado por trazer o assunto à tribuna, reafirmando o perigo desta e de outras brincadeiras. Faz reflexão sobre a partir de qual idade o jovem deve começar a responder pelos seus atos. [Taquigrafia: Roberto]