Pronunciamento

LUIZ FERNANDO CARDOSO - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/03/2015
O SR. PRESIDENTE (Deputado Aldo Schneider) - Ainda dentro do horário destinado aos Partidos Políticos, os próximos minutos são reservados aos PMDB, deputado Luiz Fernando Vampiro, por até sete minutos.
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Sr. presidente, srs. deputados, aos que nos assistem pela TVAL, aos que nos ouvem pela Rádio Alesc Digital, aos agentes de trânsito, em nome do Tiago, na verdade, agente de trânsito de Criciúma, da autarquia de trânsito e transporte na qual eu pude trabalhar em conjunto, uma vez que fui presidente durante quatro anos, quando firmamos uma boa relação de trabalho e fizemos muito em prol da Guarda Municipal, dos agentes de trânsito da cidade de Criciúma, um belo trabalho.
Então, quero parabenizar a todos, em seu nome, e dizer que estamos juntos nessa luta também.
Mas, deputado Fernando Coruja, eu venho hoje aqui, na verdade, para falar algo que aconteceu e está ainda em iminência na cidade de Criciúma, em relação ao quesito segurança pública. Vários fatos foram noticiados: dois ônibus da linha intermunicipal foram queimados, dois carros da educação foram ateados fogo no pátio da prefeitura, foi depredado o patrimônio público.
Isso tudo em virtude de que na noite de quinta-feira a Polícia Militar, numa perseguição, alvejou e matou dois bandidos, um, inclusive, estava foragido da penitenciária do presídio da cidade de Criciúma. Era conhecido pelos seus atos de brutalidade quando fazia os seus assaltos, roubos, fez latrocínio também, e aí após esse acontecido, a troca de tiros, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram alvejados por pedra pela população, alguns amigos, obviamente, desse delinquente, quando a partir desse momento, instalou-se na cidade de Criciúma e arredores, medo, terror e temor por toda a sociedade, por toda a comunidade do sul de Santa Catarina, especificamente na cidade de Criciúma.
Digo isso porque hoje atearam fogo em mais duas residências de veraneio no Balneário Rincão, ao lado da cidade Criciúma, e essa ação conjunta, na verdade, ação criminosa, foi efetivamente e austeramente tratada com muito afinco pelos policiais militares e pela Polícia Civil.
Deputado Maurício Eskudlark, v.exa. sabe muito bem, às vezes, nós temos carência de efetivo, seja de qualquer corporação, mas quando é chamado aquele policial que é comprometido com a cidade e com os catarinenses, ele não foge à regra, e desta feita foi o que aconteceu.
A operação baixada deu-se por 97 agentes, ou seja, 70 militares, sendo 27 da Polícia Civil, o helicóptero águia, enfim, todos, deputado Cleiton Salvaro, que também acompanhou os noticiários, diuturnamente trabalharam para erradicar a violência e dar segurança à população do sul de Santa, mais precisamente à população de Criciúma.
Diante disso, quero fazer o registro e cumprimentar o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, coronel Márcio José Cabral, em seu nome, todos os policiais militares envolvidos nessa operação; cumprimento também o delegado regional Jorge Koch e os delegados da DIC, o Marcinho, os escrivães, os agentes de polícia, enfim, todos os que trabalharam, e dizer que nos sentimos orgulhosos dessa ação efetiva que foi trabalhada em prol do restabelecimento da ordem pública e da segurança na cidade de Criciúma.
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Concedo um aparte ao deputado Maurício Eskudlark.
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - Queria parabenizar v.exa. pelo pronunciamento e dizer que acompanhei os fatos, até porque nós temos um grupo de WhatSapp, eu, como ex-delegado, o delegado dr. Jorge Koch e o delegado Ulisses Gabriel, sempre trocando informação. Senti a determinação e angústias deles em resolver, rapidamente, esclarecer e identificar os autores.
Quero dizer que temos, sim, a melhor segurança do país em termos de ser humano, em termos de profissional. Temos que valorizar esses profissionais, eles são importantes. A Polícia, tenho dito, é a última barreira antes do caos social.

Então, temos que dar força, valorizar este trabalho e empenho que tiveram para conter essa situação em Criciúma e no sul do estado.
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Muito obrigado, deputado Maurício Eskudlark.
Gostaria de registrar o trabalho intenso do delegado Ulisses Gabriel, enfim, a todos, mas eu gostaria de me ater a uma situação.
Nós viemos agora de uma audiência com a comitiva de Morro da Fumaça, solicitando efetivamente mais policiais. Isso tem sido uma tônica que, várias vezes, somos instados a tal. Então, eu gostaria de fazer o apelo, na verdade, para que aumentássemos também o efetivo da cidade de Criciúma, que hoje conta com 250 policiais militares e que o sul de Santa Catarina, nesse novo chamamento que o governador está fazendo de mais 500, agora nos primeiros 15 dias de abril, seja contemplado com uma leva importante, em virtude da defasagem.
Então, gostaria, mais uma vez, de dizer e registrar aqui a nossa gratidão e o nosso reconhecimento por esse trabalho honroso da Polícia Militar e da Polícia Civil, nessa operação baixada.
Muito obrigado a todos e um abraço!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)