Pronunciamento

LUIZ FERNANDO CARDOSO - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/02/2015
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Boa-tarde, sr. presidente, deputado Padre Pedro Baldissera, cumprimentando o presidente cumprimento também os demais integrantes deste Parlamento Catarinense, os telespectadores da TVAL, os ouvintes da Rádio Alesc Digital, enfim, todos aqui presentes.
O deputado Dr. Vicente Caropreso fez um registro, neste momento, neste Parlamento, do enlutamento da cidade de Blumenau em relação a uma referência médica naquela cidade. Eu também aproveito o ensejo e faço outra manifestação de pesar a outro ídolo esportivo catarinense, mas principalmente da região carbonífera, da cidade de Criciúma, o goleiro Alexandre Pandóssio, que faleceu, ontem, vítima de um ataque cardíaco jogando futevôlei, seu esporte predileto no atual momento no Balneário Rincão.
Alexandre Pandóssio, que chegou aos 26 anos de idade aqui em Santa Catarina, era paulista, casado com Raquel, pai do Rafael e da Alessandra, campeão catarinense nos anos de 1990/1991/1992, mas teve um título muito importante que é comemorado por todos nós criciumenses, assim como eu, que foi o Título da Copa Brasil de 1991, onde ele foi um goleiro ídolo junto com o Vanderlei, o Itá e tantos outros jogadores importantes daquela época, deputado Antônio Aguiar.
Então, faço esse registro dessa morte prematura de um grande ídolo catarinense, mas principalmente de Criciúma. Ele teve também a sua incursão pela política em virtude do grande reconhecimento e foi candidato a vereador pelo PP, mas não obteve êxito. De 2007 a 2012 ele foi treinador de alguns clubes de menor proporção, mas, infelizmente, a vida nos prega essas fatalidades e isso veio a ocorrer.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Eu gostaria de parabenizá-lo, nobre deputado, pela sua ação, principalmente em favor do esporte, valorizando alguém que deixou algo de bom para Santa Catarina, especialmente para Criciúma, uma vez que Alexandre foi campeão da Copa do Brasil e v.exa. com sabedoria traz esse tema importante aos catarinenses nesse dia de hoje.
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Muito obrigado, deputado Antônio Aguiar, líder da nossa bancada.
Gostaria de fazer um relato preocupante. No Balneário Rincão um município recém-criado, onde no Carnaval havia mais de 100 mil pessoas, não tinha uma ambulância do Samu. Foi feito na beira da praia um socorro via Corpo de Bombeiros, que foi muito atencioso, e no trajeto até o Hospital São José, na SC-445, o homem veio a sofrer mais uma parada cardíaca e veio a falecer às 14h30, sendo que neste momento está sendo velado no crematório de Içara.
Então, gostaria de deixar um abraço muito forte dos sinceros reconhecimentos de toda a nação catarinense, mas principalmente a nação tricolor por esse ídolo do esporte.
Mas vou também, ao relatar isso, fazer uma inversão de polos. Agora, gostaria de fazer uma alusão ao mais importante, que é a nomeação do lagunense de David Souza para presidir o terminal pesqueiro de Laguna, da Companhia Docas de São Paulo. Esse terminal pesqueiro de Laguna é um dos maiores do país, representa 200 toneladas\dia de produção e faz parte de 40% da economia do município de Laguna. É um porto superimportante. A pesca, apesar de ter alguns empecilhos que estão sofrendo neste momento, como a proibição de rede de anilha, que é feita, na verdade, nas pescas de cardume de tainha, que são cardumes que vão à superfície, está proibida, mas há uma forte atenção dos políticos nesse sentido. E também há uma restrição a mais de 98 tipos de espécies para pescar, como robalo e outros peixes.
Mas o terminal pesqueiro de Laguna é um dos mais importantes, representa a economia muito forte de Laguna e o David Souza, que é um líder político e administrativo, com certeza, fará uma administração vitoriosa e poderá contar com esse Parlamento Catarinense para a projeção, não apenas do terminal pesqueiro de Laguna, mas também da universidade da Udesc, de um curso gratuito, ministrado naquela cidade, que prospecte, não apenas o turismo, mas também fortemente a indústria pesqueira e seus derivados.
Mas gostaria de fazer um relato muito importante a respeito da rescisão, da falta de contrato da manutenção do aeroporto Diomício Freitas, sediado no município de Forquilhinhas, que é o único aeroporto operando no sul de Santa Catarina, de Passo de Torres até Florianópolis. Nós, do sul de Santa Catarina, temos como escopo para transportar pessoas e produtos esse único terminal aeroportuário, que é o referido aeroporto administrado pela Infraero. E há uma grande perspectiva, por parte da população do sul catarinense, de o Aeroporto Humberto Bertoluzzi, de Jaguaruna, no dia 30, fazer o primeiro voo, de Jaguaruna a Congonhas. Temos hoje um voo diário do aeroporto Diomício Freitas, de Criciúma até Viracopos, em Campinas, pela Empresa Azul para todo o país.
Por isso, quero dizer da importância da manutenção do governo do estado nessa parceria com a Infraero, em virtude de o aeroporto ser deficitário.
Deputada Luciane Carminatti, o aeroporto de Chapecó tem mais de 30 mil passageiros por mês. Nós começamos com três voos diários a São Paulo. O sul de Santa Catarina com a sua pujança econômica do carvão, contamos um único voo hoje com oito mil passageiros por mês, mas está com uma vertente muito forte, crescendo, por isso defendo a manutenção dos dois equipamentos intermodais de logística. Não podemos deixar, nos acovardar. Defendo a manutenção do Aeroporto Diomício Freitas, pela Infraero, e também que seja feita e executada pela empresa de parceria pública privada, a RDL Aeroportos, a operação do Aeroporto Humberto Bortoluzzi.
E assim como tem no norte do estado dois aeroportos, o de Joinville e o de Navegantes, muito próximos, nós, da bancada do sul de Santa Catarina, temos que nos unir, deputado Rodrigo Minotto, em prol da manutenção da Infraero no Aeroporto de Forquilhinha. Temos que fazer igual o norte do estado e o alto vale, que estão crescendo, mantendo os equipamentos, aprimorando, trazendo maior comodidade para que os investimentos sejam realizados com maior segurança.
Hoje, infelizmente, o sul de Santa Catarina representa ser um dos piores retornos de ICMS do estado, e para reverter essa situação temos a conclusão da BR-101, a operação desses dois aeroportos, dois portos, o Porto de Imbituba, que agora vem sendo bem administrado pelo governo do estado; e também temos o Porto de Laguna, que está efetivamente administrado pela Companhia Docas de São Paulo, e estão fazendo uma bela administração, agora, com a Presidência do sr. Edilson de Souza, que acreditamos, que será muito forte para o terminal pesqueiro.
Por isso, gostaria de invocar a bancada do sul de Santa Catarina, deputado Cleiton Salvaro, a nossa bancada, para que, efetivamente, o governo do estado apoie a permanência da Infraero no Aeroporto Diomício Freitas, obviamente não descuidando da vinda da Empresa TAM para operar no Aeroporto Humberto Bortoluzzi, caso esse que está sendo consolidado pelas mídias sociais e pelo marketing da empresa o dia 30 ou 29 o primeiro voo.
Então, quero registrar, neste momento oportuno, que o sul de Santa Catarina precisa continuar unido em prol do desenvolvimento do sul e do nosso estado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)